Nutricionista desfaz mito de que comer carboidratos à noite engorda

Segundo ela, segredo é balancear bem os nutrientes, sem exagerar em nenhum deles

Para não pesar na refeição da noite, o ideal é apostar em uma refeição com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados
Para não pesar na refeição da noite, o ideal é apostar em uma refeição com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados Foto: batavo

Cortar carboidrato, tomar sopa de legumes, comer fibras, ficar só no suco. O que comer à noite é uma das maiores preocupações para quem pretende emagrecer. Para a nutricionista Roberta Stella, responsável pelo Programa de Emagrecimento Dieta e Saúde, os carboidratos ingeridos à noite não podem ser os culpados pelo ganho de peso ou pela dificuldade em emagrecer.

Segundo ela, o que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias. Durante a noite, o metabolismo diminui. Então, o ideal é apostar em uma refeição mais leve com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados. Alimentos pesados que possam prejudicar a digestão e causar desconforto durante o sono também devem ser evitados.

O nutriente também não deve ser concentrado em apenas uma refeição. Os carboidratos devem ser distribuídos em, pelo menos, 5 refeições ao dia (as 3 principais e pequenos lanches entre elas).

Os alimentos com carboidratos complexos ? presentes nos alimentos integrais, nas verduras, legumes e frutas ? são os mais indicados. Eles fazem com que a glicemia aumente lentamente e a fome demora mais a aparecer.

Alimentos ricos em carboidratos e com baixa quantidade de água ? como massa, pães, bolos, tortas com farinha branca ? devem ser riscados ou diminuidos no cardápio.

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