O que você precisa saber para desintoxicar o corpo depois do Carnaval

O Carnaval acabou e agora a consciência está pesada porque você bebeu e comeu mais do que deveria? Calma porque nem tudo está perdido, mas antes de qualquer coisa, saiba: não existe mágica e suco verde nenhum fará milagre. A desintoxicação é um processo natural do organismo e se você já tem hábitos alimentares saudáveis, liberar as toxinas será mais fácil. No entanto, para aqueles que não seguem uma dieta balanceada, o processo acaba sendo mais lento. Porém existem alguns alimentos que são considerados essenciais para ajudar o corpo a se desfazer das toxinas do consumo exagerado de álcool e da alimentação típica dos dias de excessos.

— Nenhum alimento sozinho faz detox. A variedade é muito importante porque cada grupo de alimentos trabalha de uma forma diferente no processo de remoção das toxinas — explica a nutricionista Lenice Carvalho.

:: 6 alimentos que não podem faltar na alimentação das crianças
:: Barrinhas de cereal: vilãs ou mocinhas de uma alimentação saudável?

É importante lembrar que para qualquer nutricionista, bebidas alcoólicas não fariam parte de nenhum cardápio. Mas como ninguém é de ferro, é importante levar em consideração que o ideal é sempre estar bem alimentado para retardar os efeitos da bebida no organismo. E a dica é: intercalar os drinques com água. Sempre.

E se cada substância tem um papel específico no detox, o ideal é equilibrar o cardápio com uma combinação de uma série de alimentos. Lenice explica que o fígado é um órgão que funciona como uma espécie de usina, e depois de transformações bioquímicas, separa o que é tóxico e precisa ser extraído. Uma dieta detox precisa incluir alimentos que ajudem no transporte dessas toxinas para fora do organismo. Veja quais são:

1.  Água

A primeiro passo para qualquer processo de desintoxicação é beber água. Nada ajuda mais na remoção das toxinas do que estar bem hidratado. Isto porque o líquido ajuda a transportar as toxinas para fora do organismo.

— A água deve ser consumida aos poucos ao longo do dia e fora dos horários das refeições — indica a nutricionista.

Em média, uma mulher adulta deve consumir entre dois e dois litros e meio de água se considerarmos um dia sem prática de atividade física. Já para os homens, o ideal é de três litros. Quanto mais bebida alcoólica se ingere, mais desidratado se fica. Um sinal típico de desidratação é quando a primeira urina da manhã parece muito concentrada. Sinal de alerta: hidrate-se.

:: Café pode ajudar a curar ressaca após um dia de farra, diz estudo

2. Proteína

Apenas a água não é o suficiente no processo de desintoxicação. A proteína tem um papel essencial porque funciona como uma espécie de “empacotador” das toxinas, o que ajuda no transporte. O ideal é investir em carnes magras e trocar carne vermelha por peixe pode ser uma boa saída, desde que seja de boa qualidade.

— Opções práticas como o ovo podem ser eficazes. Os grãos em geral, em função do zinco de do ferro, também ajudam no processo de detox e não pesam no sistema digestivo — afirma Lenice.

giphy

3. Vitaminas

As vitaminas, principalmente as do complexo B, também atuam como facilitadores do processo de detox. Então o ideal é investir em vegetais, grãos integrais, banana e abacate. Semente de abóbora, mamão e cenoura são fontes de vitamina A.

Espertos são os coelhos: uma dieta toda baseada em vitamina A

  4. Flavonoides

Acredite: chocolate ajuda a desintoxicar. Desde que com no mínimo 70% de cacau, porque o fruto é rico em flavonoides. Frutas e verduras em geral, são excelentes fontes dessa substância. Os flavonoides possuem diversos efeitos biológicos que contribuem para a liberação das toxinas e ainda têm efeito antioxidante.

Chocolate faz bem, mas lembre-se: 70% de cacau

Chocolate faz bem, mas lembre-se: 70% de cacau

5. Compostos enxofrados

O nome é feio, e talvez você não goste das opções, mas este é um grupo essencial para o processo de detox. Então inclua no cardápio alho, cebola, brócolis, couve-flor e bastante repolho.

Sem cara feia para o brócolis, ok?

Sem cara feia para o brócolis, ok?

 

 

 

 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna