Ovo, suco natural e mais: veja cinco alimentos que parecem amigos da dieta (mas não é bem assim)

Foto: Pexels
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Caso você esteja querendo emagrecer, já deve ter optado por incluir mais proteínas na sua alimentação, achando que esse é o caminho para a perda de peso. Pois acredite: você estava enganada. Alguns alimentos, que muitos nem imaginam, podem atrapalhar na hora da dieta, caso não haja moderação.

A nutricionista Gladia Bernardi, coach em emagrecimento e autora do recém-lançado best-seller O Código Secreto do Emagrecimento, explica que alguns alimentos são frequentes na orientação da maioria dos profissionais, mas podem até facilitar o ganho de peso.

– Alguns itens tidos como saudáveis, mesmo que sejam pouco calóricos, podem engordar ou impedir a perda de peso se forem ingeridos em excesso.

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Veja alguns alimentos que, ao invés de ajudarem, podem ser los vilões do emagrecimento:

Suco de fruta

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Apesar de ser saudável, a fruta em excesso pode, sim, sabotar o processo de emagrecimento. A nutricionista afirma que comer uma laranja é bem diferente, por exemplo, de tomar um copo de suco da fruta:

– Quando você come a laranja, você está consumindo as fibras e os nutrientes. Mas ao tomar um suco da fruta, você está consumindo apenas a frutose, que apesar de ser um açúcar natural, em excesso pode ser prejudicial.

Ovo

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Outro alimento que está no topo dos alimentos “queridinhos” das dietas é o ovo. Por ser barato, de preparo rápido e rico em proteínas, muitas pessoas acreditam que é melhor ingerir mais esse alimento e a diminuir a ingestão de carboidratos. Mas, ele pode ser prejudicial.

– Algumas pessoas não conseguem digerir com facilidade a gema, que é a parte mais gordurosa do ovo. Então, de nada adianta comer ovos se você não consegue digerir esse alimento. Essa dificuldade desequilibra o organismo e pode levar ao ganho de peso.

Cenoura

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Ela parece inofensiva por ser um vegetal e ter poucas calorias, mas também é preciso ter cautela ao ingeri-la.

– Além de não ser uma opção indicada para pessoas que querem perder peso, diabéticos também devem ficar atentos. As cenouras têm alto teor de açúcar que, quando convertido em glicose, aumenta os níveis de açúcar no corpo rapidamente.

Soja

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O consumo de soja no país aumenta cada vez mais, porque o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em seis anos. Ela seria um ótimo alimento e fonte de proteínas, se não fosse o fato de que a soja ocidental possui fitatos que “sugam” todas as vitaminas e minerais do intestino e estômago. Além disso, o excesso de manganês nesse alimento pode até afetar o cérebro.

Proteínas em excesso

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Em dietas como a low carb – que é a de baixa ingestão de carboidratos – é comum ingerir uma grande quantidade de proteínas, às vezes em dosagem muito maior que a quantidade diária recomendada. Mas é preciso ter cuidado ao adotar esse tipo de hábito.

– Hoje é muito comum encontrarmos pessoas que não possuem as enzimas que digerem as proteínas. Isso pode levar ao mau funcionamento do intestino, que é outro fator que atrapalha o processo de perda de peso.

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