Para incluir na dieta já: 7 frutas da primavera e seus benefícios para a saúde

Semana que vem é a vez de recebermos a primavera, mais charmosa, colorida e romântica estação do ano. Além das flores que deixam mais bonitas as ruas e parques, também é a época em que encontramos uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Que tal aproveitar para incluir ainda mais alimentos saudáveis e leves no seu cardápio, hein?

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Para auxiliar nas suas próximas compras, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, fala sobre as frutas típicas desta estação e seus benefícios. Vem ver:

Jabuticaba

É uma fruta nativa brasileira e entre as suas espécies a mais conhecida é a jabuticaba sabará, que se destaca pela doçura dos frutos, tornando o consumo mais fácil. Também são empregadas na culinária para fabricação de geleia, suco, licor e vinagre. A casca possui coloração arroxeada devido à presença de antocianinas, um fitoesterol que possui propriedades antioxidantes e, portanto, auxilia no combate aos radicais livres. Também possui pectina, importante fibra para a regulação intestinal e que exerce efeito positivo no combate ao colesterol. Na polpa encontramos ferro, fósforo, vitamina C e niacina.

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Amora

Ela vem da Ásia, porém cresce muito bem em solo brasileiro. Os frutos da amoreira possuem boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, além de um mineral chamado silício, importante no estímulo às proteínas de sustentação. Possui também potássio e, por isso, tem sido cada vez mais consumida por praticantes de atividade física. Além de ser fonte de pectina e possuir efeito laxativo, as amoras na culinária são utilizadas para o preparo de geleias, sorvete, torta, xarope, licor e compotas.

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Pêssego

Originária da China, contém boa quantidade de antioxidantes como a zeaxantina, luteína e beta caroteno, que possuem ação protetora contra alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares. Também possui vitamina C e E, que tem ação imunoprotetora e niacina, vitamina do complexo B, que contribui para a produção de energia. Entre os minerais mais abundantes da fruta, destacam-se o potássio, importante regulador da pressão arterial e o manganês, associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução. Na culinária é utilizado no preparo de tortas, mousses, bolos, geleias e suco.

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Acerola

Popular pela alta quantidade de vitamina C, que atua para turbinar o sistema imunológico. Também possui betacaroteno, que além da atividade de pró vitamina A, funciona como antioxidante.

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Assim como a acerola, também é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que reforça o sistema imunológico e auxilia a absorção do ferro. A vitamina C também tem sido recomendada no combate ao tabagismo, por reduzir a secreção de cortisol, hormônio presente na resposta ao stress e que ajuda a reduzir a vontade de fumar. Devido o baixo teor de acidez, costuma ser bastante indicada para gestantes e crianças. Também possui potássio, vitaminas do complexo B e fibras.

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Nectarina

É fonte de vitamina C e carotenoides como o betacaroteno e a criptoxantina, nutrientes com poder antioxidante que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Contém ainda luteína, que ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular e catarata. Os flavonoides encontrados na fruta podem auxiliar na prevenção à agregação plaquetária, diminuindo o risco de aterosclerose. Também é fonte de potássio, ácido fólico e fósforo.

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Abacaxi

Típico de regiões tropicais, o abacaxi é um dos frutos mais consumidos no mundo – por aqui, a variedade preferida é a pérola. Além de conter poucas calorias, o abacaxi é rico em uma enzima proteolítica bromelina, que ajuda a digerir proteínas. Também é fonte de vitamina C, que ajuda a síntese de colágeno no corpo. Mais? Ainda é rico em água, fibras e sais minerais. que melhoram a digestão e o funcionamento do intestino.

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