Patinação ajuda a entrar em forma para o verão – e queima 500 calorias por hora!

A busca por maneiras alternativas de atividade física cresce vertiginosamente. A demanda de alunos por esportes que podem ser praticados ao ar livre fica ainda maior com a chegada das estações mais quentes e do horário de verão. Um dos esportes que a princípio, pode parecer brincadeira de criança, mas está sendo bastante procurado e pode fazer a diferença para a boa forma e para a postura, é a patinação.

A patinação é uma modalidade que está em alta. A cada ano cresce mais o número de adeptos, seja por lazer, como esporte ou ainda para exercitar o corpo. Para quem quer ficar em forma, a patinação é uma ótima aliada, pois uma hora de atividade pode queimar até 500 calorias.

Mulher sobre rodas

 Há vários modelos de patins que podem ser adquiridos no site PATINS.COM.BR

Coordenação motora, postura, equilíbrio e capacidade de concentração são algumas das virtudes estimuladas na patinação. Um bom patinador apresenta, além de harmonia na execução dos movimentos, saltos altos, velozes, controle e segurança nos corrupios, também um forte trabalho das pernas. Em uma competição, os patinadores são avaliados pelos árbitros de acordo com duas notas, que variam de 0 a 10.

:: #MalhaDonna: Beyonce fecha acordo com TopShop para lançamento de marca fitness
::Picolé de whey protein: será que a moda pega?

Segundo o técnico da Escola Footwork Complexo de Patinação e Dança, Cleber Reikdal, a patinação é um exercício aeróbico, que trabalha intensamente os membros inferiores, os glúteos, fortalece o abdômen, e ainda trabalha os braços, pois exige bastante deles para manter o equilíbrio e a postura exata. Também ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a concentração.

untitled

A patinação é um esporte que surgiu na Europa, a partir da necessidade de se atravessar canais e lagos congelados durante as baixas temperaturas do inverno. Com a invenção dos patins de rodas, a patinação passou a ser praticada em outras estações, como uma atividade de lazer.

A modalidade artística propriamente dita teve seu início a partir de uma brincadeira em que os praticantes faziam desenhos no gelo enquanto patinavam, daí vem sua denominação: “figure skating”. Desde então, com o passar dos anos, a patinação se consolidou como prática desportiva e ganhou adeptos no mundo inteiro, adequando-se, é claro, aos países tropicais, que adotaram a modalidade sobre rodas.

BÊ-À-BÁ DOS BENEFÍCIOS DA PATINAÇÃO

Musculatura
O esporte fortalece e define a musculatura dos membros inferiores, exercita a região lombar e abdominal, melhora a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora

Calorias
Por ser uma atividade aeróbica, a patinação também queima calorias, de 300 a 500 em uma hora de prática. É um pouco menos que outras modalidades. Uma hora de corrida, por exemplo, queima 800 calorias

Movimentos
O movimento básico da patinação – levantar um pé, enquanto o outro permanece no chão – exige uma postura correta (costas retas e abdômen contraído) para manter o equilíbrio. Por essa razão, a patinação é considerada um esporte simétrico sendo também recomendada para pessoas com desvios na coluna

Segurança
O iniciante deve utilizar equipamentos de segurança, como joelheira, munhequeira e cotoveleira, para evitar torções

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna