Pesquisadores americanos preveem lançamento de anticoncepcional masculino para 2018

Há pouco mais de 50 anos, a invenção da pílula anticoncepcional revolucionou o sexo para as mulheres. Em breve, será a vez dos homens ganharem novos meios de evitar a gravidez. A Fundação Parsemus, organização farmacêutica dos EUA, começou a desenvolver em 2010 o anticoncepcional masculino Vasalgel e prevê testes do produto em humanos já para o início do ano que vem. Se a eficácia e a segurança forem comprovadas, o medicamento pode chegar ao mercado americano, europeu e canadense no final de 2018.

Leia mais:
:: Sociedade em família: os desafios para separar trabalho e vida pessoal
:: Donna lança linha de produtos de beleza

O Vasalgel é um polímero para ser injetado nos canais deferentes do saco escrotal (os “tubos” por onde os espermatozoides passam). A substância forma um hidrogel que adere às paredes dos canais e bloqueia a passagem do esperma. O método tem um efeito parecido com o da vasectomia, com a vantagem de ser reversível e não exigir intervenção cirúrgica. Caso o homem deseje ter filhos, uma outra injeção dissolve o hidrogel e faz a circulação do esperma voltar ao normal.

O contraceptivo já teve sua eficácia comprovada neste ano em testes com animais: os estudos divulgados entre a comunidade científica mostraram que coelhos injetados com o polímero tiveram a circulação de esperma interrompida por um ano. Entidade sem fins lucrativos, a Parsemus busca financiar o lançamento do Vasalgel com contribuições e campanhas de arrecadação de fundos. A ideia da organização é vendê-lo por até US$ 400 (cerca de R$ 1.295).

Veja também em Donna:
:: Como o preconceito afeta as chefes de família? Pesquisa mostra os desafios de ser mãe solteira
:: #DonnaIndica: uma wish list com as peças que são tendência para o verão
:: Veja todas as matérias da nossa edição especial sobre moda

Leia mais
Comente

Hot no Donna