Pimenta é refresco, sim: conheça os benefícios da especiaria

Nem só de calor vive a família de condimentos: descubra suas propriedades - que incluem até emagrecimento!

Nem só de calor vive a família das pimentas: descubra suas propriedades - que incluem até emagrecimento!
Nem só de calor vive a família das pimentas: descubra suas propriedades - que incluem até emagrecimento!

Que tal apimentar a sua relação? Com a comida, a gente quer dizer.

Apesar de o ditado dizer que pimenta nos olhos dos outros é refresco, sabia que a especiaria pode, sim, ser uma grande aliada da sua saúde? E uma das principais responsáveis pelos maiores benefícios da pimenta é justamente a substância que confere picância ao tempero. A ardência provocada pela pimenta se deve a uma substância chamada capsaicina, que possui extensas propriedades: analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena e até mesmo antiobesidade.

:: Detox funciona? E eliminar carboidratos? Descubra 12 verdades nuas e cruas sobre dietas
:: Saladas coloridas e que valem por uma refeição: monte a sua
:: Bella Falconi ensina receita de seu suco detox e brigadeiro com whey protein
:: Nove alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Confira 10 motivos para apimentar seu cardápio e turbinar seu bem-estar:

1. Possui efeito antioxidante
Prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardíacas, além de diabetes e câncer. Além da capsaicina, a pimenta também apresenta vitaminas A, C e E, além de flavonoides, que neutralizam a ação dos radicais livres.

2. Auxilia na digestão
Por aumentar a salivação, auxilia na mastigação e protege a saúde bucal, além de estimular a secreção gástrica, o que contribui para a digestão.

3. Acelera o metabolismo
Ingerir pimenta eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico. A capsaicina também ajuda a prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal.

4. Ajuda no emagrecimento
Pimenta vermelha durante as refeições estimula o sistema nervoso, com consequente diminuição do apetite e da ingestão calórica, bem como de gorduras nas refeições seguintes.

5. Auxilia no controle do colesterol
Ajuda a manter a pressão arterial em níveis normais, além de manter os níveis de LDL colesterol e triglicerídeos sob controle.

6. Atua no sistema circulatório
A pimenta apresenta propriedades vasodilatadoras, impedindo a formação de coágulos e aumentando o calibre de vasos sanguíneos, o que reduz as chances de um ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral).

7. Combate a depressão e melhora o humor
Ao aumentar o fluxo sanguíneo periférico, ajuda em casos de enxaqueca e depressão. Ao provocar a produção de adrenalina e a noradrenalina, a pimenta também está associada à melhora de ânimo e de humor.

8. Aumenta a imunidade
A pimenta atua no sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra infecções, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias.

9. Promove alívio da dor
A capsaicina (substância que provoca a ardência da pimenta) é útil para dor de cabeça e em casos de alergia da pele.

10. É nutritiva
Pode não parecer, mas o valor nutricional da pimenta é bem significativo: possui vitaminas A (carotenoides), do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), C e E, além de minerais, como potássio e cálcio.

 

Fonte: nutricionista Greice Caroline Baggio

Leia mais
Comente

Hot no Donna