Por que beber vinho tinto antes de dormir ajuda na perda de peso?

Com o frio dos últimos dias, o vinho começa a fazer ainda mais parte do nosso cardápio. E já está mais do que comprovado que uma quantidade moderada da bebida traz benefícios para a saúde. Agora, é sabido, também, que consumir vinho antes de dormir pode ajudar na perda de peso.

Parece bom demais para ser verdade, mas é ciência. A conclusão é de um estudo realizado na Universidade do Estado de Washington, em que os pesquisadores constataram que o resveratrol, substância encontrada na casca e na semente de uvas pretas e vermelhas, consegue converter o excesso de gordura branca em gordura marrom. E por que isso é bom? Nosso organismo produz os dois tipos, sendo que o segundo é mais fácil de ser expelido pelo corpo. Outros estudos já haviam verificado que pessoas com uma quantidade maior de gorduras marrons no organismo conseguem emagrecer com maior facilidade.

:: Roteiros turísticos pelo Rio Grande do Sul para quem ama vinhos
:: Estudo afirma que uma taça de vinho é equivalente a uma hora na academia

“Converter gordura branca em gordura marrom auxilia na queima de lipídios e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e prevenir a obesidade e disfunção metabólica”, afirmou Min Du, professor e cientista da Washington State University, no estudo.

E o que é essa tal substância que parece mágica? O resveratrol é um polifenol, que tem ação antioxidante, ajudando na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, em geral, são ricas em resveratrol, principalmente aquelas com cascas escuras como amora, morango e maçã — enquanto uma concentração ainda maior pode ser encontrada no vinho tinto.

anigif_enhanced-buzz-8219-1386036811-14

A pesquisa

O estudo foi publicado no International Journal of Obesity. Para sua realização, ratinhos passaram por um período com uma dieta bastante gordurosa. Uma parte recebeu uma dose diária de resveratrol, enquanto a outra parte não. E adivinhem: aqueles que receberam a substância concentrada engordaram 40% menos do que os outros.

Mas atenção: não ache que beber uma garrafa de vinho por dia vá mudar sua vida ou fazer um milagre. Uma dieta balanceada somada à prática de exercícios físicos ainda é a melhor forma para controlar o peso e, sobretudo, manter a saúde em dia, ok?

Leia também:
:: Winegarden é atração para os amantes do vinho no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
:: Confira 5 dicas para começar a apreciar vinhos e espumantes
:: Hotlist: 11 rótulos de espumantes e vinhos para uma ocasião especial

Leia mais
Comente

Hot no Donna