Por que lavar uma pilha de louça pode fazer bem a sua saúde

Quem nunca encerrou uma discussão mandando o outro “lavar uma pilha de louça suja”? Pois bem, parece que o “conselho”, afinal, tem um fundo de verdade – e comprovado pela ciência.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que, de fato, a atividade doméstica pode diminuir os níveis de estresse. Para a pesquisa, 51 voluntários foram divididos em dois grupos. Antes de pegar a esponja, a primeira metade leu um texto sobre lavar os pratos conscientemente, que sugeria a concentração no que estavam fazendo e nos movimentos e aspectos sensoriais da função – as instruções foram inspiradas na meditação mindfulness. Não entendeu nada? Leia um trecho:

“Enquanto estiver lavando os pratos, deve-se somente estar lavando os pratos. Isso significa que você deve estar completamente ciente do que é lavar a louça. À primeira vista, isso pode parecer um pouco bobo. Por que colocar tanta pressão sobre uma coisa simples? Mas esse é precisamente o ponto. O fato de que estou de pé e lavando a louça é uma realidade maravilhosa. Estou completamente sozinho, seguindo minha respiração, consciente da minha presença e consciente de meus pensamentos e ações.”

Veja também
:: Por que as mulheres têm mais celulite do que os homens?
:: Por que quem tem acne precisa ter mais cuidados com a pele no inverno?

168849264-copy

Os demais receberam um texto descritivo e direto sobre o ato de lavar louça corretamente. Adam Hanley, autor do estudo, explicou que a ideia era entender como atividades do nosso dia a dia poderiam funcionar para promover um “estado de consciência” e aumentar a sensação de bem-estar. No caso dos que realmente prestaram atenção ao que estavam fazendo (sentindo a temperatura da água, o aroma do sabão) reduziram os níveis de nervosismo em 27% e ainda relataram sentimentos de inspiração. Por outro lado, o grupo que executou a tarefa “por fazer” não apresentou os mesmos resultados.

A conclusão é que executar pelo menos uma atividade do dia a dia prestando atenção a cada movimento exercido, como ensina a técnica mindfulness, pode aumentar o estado de reflexão – e, claro, diminuir o estresse cotidiano.

Leia mais
Comente

Hot no Donna