Por que sentimos mais fome no frio?

Leia dicas de como ajudar o metabolismo, mas sem ganhar peso no inverno

Sopas são uma das opções preferidas no inverno
Sopas são uma das opções preferidas no inverno Foto: Sxc

O organismo exige mais energia quando o termômetro registra baixas temperaturas. Mas isso não é desculpa para abusar de chocolates e outros itens hipercalóricos. Saiba como ir devagar com a comida e preservar a saúde.

De acordo com a Dra. Liliane Oppermann, o corpo humano é homeotérmico, ou seja, possui temperatura interna estável. Por meio do controle das taxas metabólicas, é possível equilibrar os níveis internos de temperatura de acordo com o ambiente externo. Em termos mais simples, esse controle impede que nosso corpo “congele” quando os dias estão mais frios ou que “ferva” na época do verão.

Nosso organismo é capaz de adaptar a própria temperatura ao clima, mas precisa de energia para isso. E como ele gasta mais energia para fazer o controle metabólico no frio, é possível consumir um pouco mais de calorias. Mas veja bem: um pouco.

E o que geralmente acontece é que escolhemos alimentos quentinhos, mais doces e gordurosos, e que fornecem muito mais calorias do que precisamos.O resultado disso: alguns quilinhos a mais na balança .

Para evitar que isso aconteça, siga algumas dicas:

SOPAS: prefira aquelas feitas com legumes batidos, em vez de creme de leite. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.

CHÁS: são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.

CHOCOLATE QUENTE: utilize leite desnatado e achocolatado diet. Mas o melhor mesmo é abusar dos chás.

QUEIJOS: dê preferência aos brancos e light, mas não exagere na quantidade.

FONDUE: prepare-a com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes.

FRUTAS: abuse das frutas típicas desta temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente, já que são boas fontes de vitamina C.

Mitos ou verdades

– Ficamos mais sonolentos quando está frio? Sim. A sonolência se dá por causa da diminuição da luminosidade que acontece no inverno. O ciclo do sono é influenciado pela luz do sol, que regula a produção da melatonina, hormônio estimulado pela escuridão. Como no inverno escurece mais rápido, produzimos mais melatonina. É o excesso dela que dá mais soninho…

– Bebidas alcoólicas esquentam? Não. O fluxo sanguíneo aumenta por causa da vasodilatação que o corpo sofre com o álcool circulando pelas veias. Isso dá uma sensação de calor, mas é temporária.

– Fazemos mais xixi no frio? Sim. Como transpiramos menos no inverno, o rim e a bexiga precisam trabalhar mais para eliminar líquidos. A urina aumenta.

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