Posso engravidar quando estou “naqueles dias”? 10 mitos e verdades sobre cólicas e menstruação

É raro encontrar uma mulher que, pelo menos uma vez na vida, não tenha sofrido de cólica naquele temido período do mês em que estão menstruadas. Existem as sortudas que passam ilesas por “aqueles dias”, mas 60% delas, em alguma fase da vida – principalmente adolescência e juventude! – estão suscetíveis aos efeitos da síndrome conhecida Tensão Pré-Menstrual, a TPM.

:: Como a aliviar os principais sintomas da TPM
:: 5 motivos que provam por que a cólica menstrual não tem nada a ver com mimimi

Desde a primeira vez que elas menstruam, o período é cercado de dúvidas que voltam a cada mês – afinal, será que andar de pé descalço dá cólica mesmo? Respondemos aos principais questionamentos abaixo, vem ver:

Andar descalça quando está menstruada piora a cólica? E lavar os cabelos?

MITO! Ficar descalço ou lavar os cabelos não gera e nem piora a cólica. Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas não existe nenhuma relação que comprove essa teoria.

Leia mais
:: Mulheres que convivem menstruam na mesma época? Tire suas dúvidas sobre o período

É normal ter cólicas durante a menstruação?

VERDADE! É normal! Mas vale ter atenção quando a cólica for extremamente forte. Quando isso acontece, o melhor a fazer é procurar um médico, pois algum tipo de doença pode ser a causadora dessa cólica – como endometriose ou miomas.

giphy-15

Exercício físico durante a menstruação faz mal?

MITO! Praticar atividades físicas sempre é muito saudável. Exercícios regulares podem até diminuir o impacto de cólicas e da TPM, mas não vale fazer atividades com dores ou quando não está se sentindo bem.

Bolsas de água quente ajudam a aliviar a dor?

VERDADE! O calor da compressa quente faz os vasos sanguíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região. Isso leva embora de forma mais rápida as substâncias que causam contrações e que ficam concentradas no local da dor.

Veja também
:: 12 mitos e verdades sobre a higiene feminina
:: Guia da vagina: 10 curiosidades que podem melhorar a sua vida
:: Confirmado! Dormir sem calcinha faz bem para a saúde

A menstruação pausa enquanto você está dentro da água?

MITO! Muitas mulheres têm essa sensação. Às vezes, o fluxo pode diminuir, mas não cessa totalmente.

Boa alimentação pode ajudar a aliviar a cólica?

VERDADE! Incluir peixes e legumes como salmão e brócolis na dieta é uma boa alternativa, pois eles contêm ômega-3, substância com ação anti-inflamatória que auxilia a amenizar a cólica.

Manual da TPM
:: O que comer e o que evitar quando estiver naqueles dias
:: Chocolate melhora a TPM? Confira mitos e verdades sobre o tema

TPM é frescura!

MITO – aliás, o maior mito! A variação de humor no período pré-menstrual não é frescura. Três em cada quatro mulheres, em algum momento da vida, já sentiram pelo menos um sintoma da Tensão Pré-Menstrual, a detestada TPM. É uma dor de cabeça aqui, uma cólica acolá – ou aquele mau humor que te isola do mundo. A síndrome é provocada pelo desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona sintomas como irritabilidade e retenção de líquidos.

Chocolate ajuda a melhorar a TPM?

MAIS OU MENOS! De fato, as mulheres têm mais vontade de comer doces durante o período pré-menstrual. O chocolate libera serotonina, conhecido como o “hormônio da felicidade” e, com isso, a sensação de prazer e satisfação é maior. Contudo, isso não quer dizer que os sintomas serão necessariamente amenizados.

sss

É possível engravidar mesmo estando menstruada?

VERDADE! A mulher pode ovular em situações de muita emoção ou estresse devido ao desequilíbrio dos hormônios. Por isso, é importante usar anticoncepcional e camisinha.

:: 6 motivos que dificultam o orgasmo feminino e como superá-los
:: 5 erros que as mulheres cometem ao usar métodos contraceptivos
:: Anticoncepcional engorda? Desvende mitos e verdades sobre a pílula
:: Ginecologista tira dúvidas sobre o uso de anticoncepcional

A menstruação favorece o aparecimento de acne

VERDADE! No período pré-menstrual, o aumento dos níveis de progesterona também eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele, podendo sim favorecer o aparecimento ou agravamento da acne. A temida TPM, que costuma deixar as mulheres mais estressadas nesse período, também contribuem para que aquela espinha dê as caras no dia do festão no fíndi.

 

* Com informações da Atroveran

Leia mais
Comente

Hot no Donna