Pronta para o verão: alimentos com betacaroteno ajudam a manter a cor

Confira duas receitas de sucos para se refrescar e ajudar no bronzeado

Além do bronzeado, sucos ajudam na hidratação na estação mais quente do ano
Além do bronzeado, sucos ajudam na hidratação na estação mais quente do ano Foto: Charles Guerra

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Já se foi o tempo em que margarina ou Coca-Cola com semente de urucum eram usados como óleos bronzeadores. Pelo menos é o que se espera. Hoje, a tendência para pegar cor no verão é aproveitar coisas naturais. E os sucos, acredite, ajudam nisso.

A dica é comer muitas frutas, ver­duras e legumes, principalmente os que têm betacaroteno. Traduzindo: são os vegetais de cor vermelha, la­ranja ou verde-escuro. Entram nesta conta cenoura, batata-doce, abóbo­ra, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre.

? Os alimentos, ao natural, melho­ram nossa imunidade, ajudam a con­trolar a pressão arterial e a reduzir o risco de doenças cardíacas. Também diminuem o apetite exagerado e, principalmente nesta fase, ajudam a manter o bronzeado ? explica Francine Ferrari, coordenadora do curso de Nutrição da Unisul.

Se você ainda não tem o hábito de comer estes alimentos, a recomenda­ção é ingeri-los todos os dias. O ideal são de duas a cinco porções de fru­tas e de três a cinco de verduras.

? O efeito é cumulativo. Portanto, tem que comer todos os dias ? suge­re a nutricionista.

Eles podem ser apreciados em sa­ladas, cremes e sopas frias. Como é verão, porém, nada melhor que um suco. É leve e fresquinho.

?  Outro ponto a favor do suco é que é líquido, e no verão precisamos de muita água para nos hidratarmos ? lembra o dermatologista Marcelo Rigatti.

Há ainda a opção de usar suple­mentos alimentares, como cápsulas. Para isso, não deixe de consultar um médico ou um nutricionista.

::: Suco de laranja com cenoura

Ingredientes

? 4 laranjas médias

? 2 cenouras pequenas

? Açúcar a gosto

Modo de preparo

Coloque as laranjas e cenouras na geladeira. Esprema as laranjas e coloque o suco em um liquidificador. Lave bem e raspe as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranja. Bata para incorporar bem os ingredien­tes e adicione o açúcar.

Se preferir sem o bagaço das laranjas, passe o suco por uma peneira.

::: Suco de mamão com papaia e gengibre

Ingredientes

? 100 gramas de mamão papaia fresco cortado em fatias

? Suco de uma laranja lima

? 2 peras médias, descascadas e cortadas em fatias

? 200 ml de leite de soja

? Uma pitada de gengibre em pó

? Cubos de gelo (opcional)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Se quiser uma bebida que refresque durante muito tempo, acrescente gelo.

Propriedades

O mamão papaia é rico em vitamina C e betacaroteno, que garante um aporte de vitaminas essenciais ao bronzeamento e a cor dourada do verão. Junto com as peras, constitui uma boa fonte de fibra e hidratação.

Entrevista com o dermatologista Marcelo Rigatti

Quais os tipos de bronzeamento?

Marcelo Rigatti – Há três: ao na­tural, que é se expondo ao sol; o ar­tificial, que são as câmaras de bron­zeamento; e os autobronzeadores, que podem ser em cremes ou a jato.

Quais os riscos de cada um?

Rigatti – Ao se expor ao sol, deve-se cuidar com os horários. Evitar o ho­rário entre 10h e 17h. As câmaras de bronzeamento estão proibidas porque podem causar câncer, mas ainda exis­tem por aí. Quanto aos autobronzea­dores, a única restrição é quando se é alérgico às substâncias. E, sendo cre­mes, não protegem a pele.

Quais as outras dicas para quem vai ao sol?

Rigatti – Fora o protetor, use ócu­los escuros e guarda-sol, beba bas­tante água e fique no máximo até duas horas por período no sol.

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