Quem dorme menos come mais?

Estudo prova que sim. Veja dicas para dormir melhor e evitar o ganho de peso.

Foto: Stock Images

Um alerta para quem tem problemas para dormir: horas a menos de sono podem significar quilos a mais. Um estudo feito feito pela americana Mayo Clinic comparou pessoas que dormiam o quanto queriam com outras que eram acordadas após poucas horas de sono. Resultado: o segundo grupo ingeriu mais calorias ao longo do dia.

– Quando as pessoas são privadas de seu sono comem cerca de 549 calorias a mais em um dia. Isso, no final de uma semana, pode resultado em aumento de peso – diz o Andrew Calvin, um dos pesquisadores.

A National Sleep Foundation sugere que uma pessoa adulta durma de 7 a 9 horas por dias. Quem tem problemas para alcançar esta indicação pode tentar adotar alguma das dicas abaixo:

– Fuja da luz azul: a luz da tevê, do celular ou da tela do rádio-relógio influenciam no sono.

– Evite sonecas: sonecas que duram mais de 20 minutos vão influenciar na sua capacidade de dormir à noite.

– Esconda o despertador: deixar o relógio virado para a cama faz com que você fique olhando para ele o tempo todo e calculando quanto tempo ainda tem de cama. A dica é virá-lo para a parede ou colocá-lo no chão.

– Diminua as luzes: duas horas antes de ir para a cama, reduza as luzes da casa e deixe de lado qualquer tarefa que envolva decisões complicadas. Acostume seu corpo com o relaxamento para conseguir pegar no sono com mais facilidade. 

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