Saiba alguns mitos e verdades sobre a Dieta Dukan

Dieta já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo o mundo

Foto: Stock Photos,Divulgação

A dieta do médico francês Pierre Dukan já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo o mundo, além de personalidades como a Princesa Kate, Jennifer Lopez e Penélope Cruz. Atualmente, o título Eu não consigo emagrecer (Ed. BestSeller), que explica o método detalhado, é o livro mais vendido no Brasil, na categoria não ficção.

A principal razão para o sucesso da dieta é que ela apresenta resultados efetivos e de longa duração, sem causar o efeito sanfona, tão temido pelos adeptos das dietas da moda. Por isso, segue uma lista com as principais dúvidas para quem faz a dieta ou pretende começa-la ainda nesse verão.

Quais alimentos posso consumir na primeira e na segunda fase da dieta?

Primeira fase, todos os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife, etc), costela e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light, bresaola. Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água. Na fase de cruzeiro, todos os alimentos acima citados acrescidos de todos os legumes, com exceção dos feculentos (batata, lentilha, grão de bico, mandioquinha etc).

A Dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde?

Não. Ela não representa nenhum risco para a sáude, como também está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apnéia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes à medicamento epiléptico.

O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas?

Não. A única precaução que é preciso tomar destina-se às pessoas hipertensas que seguem um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal.

A dieta Dukan e a Atkins são a mesma dieta?

Não, a dieta é composta por 100 alimentos dos quais 72 ricos em proteínas, porém pobres em lipídios (gordura) e 28 legumes, e que são autorizados comer à vontade. A dieta Atkins autoriza as proteínas à vontade assim como a Dukan, mas autoriza também as gorduras de origem animal à vontade enquanto a Dukan as proíbe.

Qual a diferença entre a Dieta Dukan e uma dieta balanceada?

A dieta equilibrada é uma dieta que permite comer de tudo um pouco, permitindo 55% do valor alimentar diário em forma de carboidrato. É uma dieta saudável que, no entanto, não fazer perder peso, apenas manter.

Há alguma contra indicação para a dieta?

Não, mas não se deve seguir uma dieta antes do final da fase de crescimento, ou seja não antes dos 17 anos ou sem acompanhamento médico.

Leia mais
Comente

Hot no Donna