Saiba como a aveia dormida pode ajudar você a perder peso e ter uma dieta mais saudável

Raquel Lupion, personal trainer e nutricionista

Que tal um lanche saboroso e saudável – e que ainda ajude a emagrecer? As overnight oats, ou “aveia dormida”, é um ingrediente versátil para receitas práticas, rico em fibras, vitaminas e minerais. Mais: pode ser moldada de acordo com as necessidades de cada um, como alimento de baixa caloria, fonte de proteínas ou de gorduras boas e por aí vai.

E quando falamos em aveia dormida é literalmente mesmo. As receitas podem levar frutas, oleaginosas, iogurte, bebida vegetal e cereais. Para montar, é necessário um pote de vidro com tampa que vede a entrada de ar – ou simplesmente cubra com filme-plástico. Coloque os ingredientes na ordem de cada receita sugerida, guarde na geladeira durante a noite e consuma no dia seguinte. Deve ser mantido refrigerado: se for levar para o trabalho, coloque na geladeira assim que chegar. Não é adequado preparar para mais de um dia.

São uma ótima sugestão para inovar os sabores sem abrir mão da praticidade. Idealmente, a indicação fica para café da manhã ou lanche da tarde, mas pode ser também um ótimo almoço ou no jantar.

BANANA

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  • Coloque no fundo do pote 2 colheres (sopa) de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres (sopa) de leite desnatado ou suco de laranja.
  • Junte 1/2 banana picada por cima, distribua 1/2 pote de iogurte grego light misturado com 1 colher (sopa) de chia.
  • Distribua a outra metade da banana picada, cubra com o restante do iogurte grego e, para finalizar, polvilhe 1 colher (sopa) de granola light.

MORANGO

Foto: Pexels

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  • Coloque no fundo do copo 2 colheres (sopa) de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres (sopa) de leite desnatado.
  • Junte 2 morangos picados, distribua 1/2 pote de iogurte grego light misturado com 1 colher (sopa) de chia.
  • Coloque mais 2 morangos. Cubra com o resto do iogurte grego e polvilhe 1/2 colher (sopa) de flocos de arroz ou cereais matinais sem açúcar.

FRUTAS AMARELAS

Foto: Pexels

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  • Coloque no fundo 2 colheres (sopa) de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres (sopa) de leite desnatado.
  • Junte 1 colher (sopa) de mix de frutas amarelas (manga, mamão e polpa de maracujá).
  • Coloque 1/2 pote de iogurte grego light misturado com 1 colher (sopa) de chia.
  • Distribua 1 colher (sopa) do mix de frutas, cubra com o resto do iogurte e 1/2 colher (sopa) de nozes trituradas.

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