Se sentindo inchada? Veja quais alimentos podem ajudar a diminuir o desconforto

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Você já teve aquela sensação de inchaço que não passa? Esse tipo de situação é comum e pode surgir no corpo todo ou apenas em algumas partes, como nas pernas ou pés.

Segundo a nutricionista Graciela Vargas, com algumas mudanças na alimentação, é possível reduzir o incômodo.

O inchaço é causado pela retenção de líquidos, que pode ser provocada pelo acúmulo de água no organismo e também pelo consumo excessivo de sal. A profissional ainda explica que a prática regular de atividades físicas e a hidratação também influenciam na diminuição do desconforto.

Veja alguns alimentos que você deve cortar ou inserir na sua dieta para reduzir o inchaço:

Tomate

Foto: Pexels

Foto: Pexels

O tomate possui propriedades diuréticas que ajudam a diminuir o inchaço do corpo, além de nutrientes importantes para o organismo. Para quem quer trazer mais vitaminas C, A e complexo B, além de sais minerais como ácido fólico, potássio e cálcio para sua alimentação: use e abuse deste alimento.

Cebola

Foto: Pexels

Foto: Pexels

A cebola além de deixar o prato mais saboroso é outra opção para diminuir o inchaço. Ela é ainda rica em flavonoides, apresenta as vitaminas C e complexo B, além de possuir sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Ovos, queijos magros e carnes brancas

Outra dica é apostar no consumo de proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros e carnes brancas. Esses alimentos podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

– As carnes brancas são fontes de ômega 3 e ômega 6 e possuem ácidos graxos, que são substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a boa nutrição – destaca Graciela.

Lembre-se: coma menos sal

A nutricionista ressalta que o sal de cozinha, que é muito utilizado na culinária para dar mais sabor aos alimentos, tem relação direta com o problema do inchaço.

– Em quantidade correta, o sal é um grande aliado, por ajudar a evitar problemas de desidratação e o equilíbrio do volume hídrico do corpo humano. Mas se usado de maneira exagerada, ele faz com que o organismo retenha muito líquido.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Leia mais:
:: Como ir à churrascaria e ao restaurante italiano sem sair da dieta
:: O Programa ACE: 10 dicas para transformar “dieta” e “exercício” em modo de vida
:: 5 dicas para mudar os hábitos e emagrecer fugindo das dietas radicais
:: A batata não precisa ser vilã na sua dieta: vem ver dicas e receitas para não cortá-la do cardápio

Leia mais
Comente

Hot no Donna