Sem “atchim”! 5 dicas para prevenir gripes e resfriados

Apesar do calor que tem feito os gaúchos deixarem os casacos em casa, ainda falta pouco mais de um mês para o inverno acabar. Logo, ninguém está livre de ser acometido por uma gripe ou resfriado, que no outono e no inverno são mais frequentes devido à queda de temperatura e ao ar seco. Além disso, o fato das pessoas permanecerem por longos períodos em ambientes fechados também favorece a transmissão destas doenças.

De acordo com a gerente médica Talita Poli Biason, o clima mais frio, associado à baixa umidade do ar, afeta as mucosas do aparelho respiratório, provocando o ressecamento das mesmas.

:: Por que a atenção à saúde dos pets deve ser redobrada no inverno
:: 8 passos para ficar de bem com a balança após a gravidez

– A hidratação adequada da mucosa nasal é importante para as defesas naturais do nariz. O ar seco e frio do inverno, eleva as chances de infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Evite ao máximo permanecer por muito tempo em locais fechados ou que apresentem aglomeração excessiva de pessoas. Nestas condições, a transmissão dos vírus da gripe e resfriados ocorre com maior facilidade – avisa.

Algumas medidas são importantes para evitar infecções respiratórias. Confira cinco dicas para a prevenção de gripes e resfriados, sugeridos pela gerente médica:

1. Lave as mãos com regularidade

33za4he (1)

Higienizar as mãos com água e sabão é uma medida importante para evitar a contaminação pelo vírus da gripe ou do resfriado. Evite também coçar os olhos ou levar as mãos à boca e ao nariz após tocar em superfícies de locais públicos ou após um simples aperto de mãos.

::
::

2. Mantenha o ambiente de convivência limpo

635725717624545560-351268593_doubtfire

Faça a limpeza de todas as superfícies da casa ou do ambiente de trabalho regularmente, evitando assim a disseminação de microrganismos. Para isso, uma solução simples de água e sabão é suficiente.

3. Cuide do cardápio

155296-cat-eating-watermelon-gif-imgu-zvHL

Seguir uma dieta balanceada no dia a dia auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. As frutas e verduras são, em geral, ricas em vitaminas que ajudam o sistema imunológico a exercer sua função. .

4. Beba bastante líquido

Water-1425912603

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o consumo de, no mínimo, 2 litros de água diariamente. O hábito ajuda a manter o corpo hidratado e evita o aparecimento de doenças em geral.

5. Cuide da limpeza nasal

1

Faça a lavagem nasal todos os dias. Essa medida é importante, pois proporciona a remoção do excesso de muco, de “irritantes” e microrganismos, favorecendo a defesa natural da mucosa do nariz. Para isso, utilize uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. Vale ressaltar que a lavagem nasal não tem restrição de idade e pode ser feita regularmente.

Se o paciente já se encontra resfriado, recomenda-se repouso, intensificação da lavagem nasal com solução salina e procurar um médico, se necessário. Em alguns casos, os medicamentos contendo associações de anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como omaleato de bronfeniramina com cloridrato de fenilefrina, auxiliam na redução dos sintomas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna