Sem desculpas: malhar no inverno traz (mais!) benefícios para o corpo

Fotos: Pexels
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A prática de exercícios durante o inverno pode ser um pouco incômoda, mas traz benefícios que fazem valer o esforço. Precisa se convencer ainda? Lá vai: malhar fortalece o sistema imunológico e libera neurotransmissores e endorfina, prevenindo qualquer tristeza que possa vir com o frio que praticamente nos imobiliza nessa estação.

Para quem está em busca de emagrecer, uma motivação extra: a malhação no frio proporciona uma maior queima de calorias, já que, com a perda de temperatura corporal, nosso organismo se vê obrigado a aumentar a atividade metabólica. Assim, as células consomem mais energia para se transformarem em calor, o que acarreta um maior gasto calórico.

Mas a estação também requer alguns cuidados especiais para evitar gripes, resfriados e crises alérgicas.

Leia as dicas do professor de educação física Marcelo Santana, da Planet Sport Academia, e saiba como evitar esses males e melhorar seu desempenho:

1) Cuidado com a respiração

Em dias de frio intenso, lembre-se de sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Isso garante uma melhor absorção do ar que chega aos pulmões na mesma temperatura do corpo.

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2) Um aquecimento caprichado

Dê mais atenção ao aquecimento, que deve ser, inclusive, prolongado. Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios é indicado dobrar esse tempo.

3) Looks leves

Jaqueta corta-vento, segunda pele, manga longa, colete, gorro, luvas: o número de camadas e acessórios para enfrentar o frio varia não só de acordo com a temperatura, mas também com a sensibilidade de cada um. Então, seja qual for a quantidade de peças que escolher, o importante é optar por peças leves, justos ao corpo e com boa transpiração.

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4) Exercícios articulares

No início, a recomendação é priorizar os exercícios articulares e alongamentos dinâmicos, ou uma corrida leve. Como o alongamento estático, aquele em que uma mesma posição é mantida por curto período, já não faz tanto efeito de acordo com pesquisas ele deve ser reservado para momentos de relaxamento da atividade.

5) Não esqueça 

Apesar de transpirarmos menos que no verão, o consumo de água deve continuar como prioridade, já que o nosso corpo gasta água em outras funções, como na produção de energia para mantê-lo aquecido.

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