Sem disposição? 8 alimentos que ajudam a melhorar o seu ânimo

Sabe aqueles dias em que, por mais que você tenha dormido 8 horas ininterruptas, parece que já acorda cansada? Para aquelas ocasiões em que nos sentimos sem disposição existe uma grande variedade de alimentos que podem ajudar a levantar o ânimo. Não servem como remédios para tratar doenças que provocam tristeza como a depressão, mas sim são grandes aliados na hora de abrir um sorriso em nossos rostos.

Investigadores da Universidade de Warwick e de Dartmouth College estudaram o papel da comida como catalisador do bem-estar do ser humano, além do aspecto físico. O estudo revelou que um mínimo de 5 a 8 porções ao dia de determinados alimentos melhoravam visivelmente o bem-estar psicológico de cada pessoa, já que ajudavam a elevar os níveis de endorfina e serotonina.

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Listamos os alimentos que podem ser consumidos de maneira diária para manter seu bom humor; vem ver:

Banana

Além de ser fácil de comer e transportar contém muita fibra, magnésio e um aminoácido chamado triptófano, precursor do neurotransmissor serotonina, da melatonina e da vitamina B3.

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Cereais integrais (pão, arroz, massa)

Estes alimentos estimulam a secrevção da insulina, um hormônio que aumenta a disposição do triptófano para formar a serotonina.

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Sementes e outros frutos secos

Contém altos níveis de triptófano, ajudando o corpo a produzir suas próprias proteínas.

Salmão

Este pescado contêm altos níveis de ácidos graxos Ômega 3, essenciais para a sínteses de serotonina.

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Abacaxi

Rico em minerais, vitaminas e compostos ativos que estimulam a produção de serotonina, gerando vitalidade.

Chocolate amargo

Ao contrário do que se pensa, o chocolate amargo contêm altos níveis de triptófano.

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Pão integral

Ao consumir antes de comer carnes, pescado ou queijo, o pão consegue auxiliar seu corpo a aumentar a concentração de serotonina, facilitando a chegada do hormônio triptófano ao cérebro.

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Pimenta

Contêm uma substância chamada capsaicina, responsável por estimular as terminações nervosas da sua boca – ao mesmo tempo em que ajuda o cérebro a produzir endorfina. É bom, mas não em excesso.

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Endorfinas

Segundo a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), as endorfinas são substâncias produzidas pelo próprio organismo. São químicos corporais que produzem uma forte analgesia, estimulando os centros de prazer do cérebro e criando situações satisfatórias que favorecem e diminuem o mal estar.

Serotonina

Ainda segundo a UNAM, a serotonina é fundamental para a modulação da conduta social, as emoções e uma grande quantidade de funções fisiológicas. A função do sistema serotonérgico se conservou ao longo da escala evolutiva e, no geral, números pequenos de neurônios chegam praticamente a todo sistema nervoso.

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