Sem medo! 10 mitos e verdades sobre o sexo anal

Falar sobre sexo é falar sobre saúde, afinal, a atividade sexual é considerada fundamental para elevar o nível de qualidade de vida, segundo especialistas da área. Mas além da prática tradicional, existe um grande tabu em relação ao sexo anal, praticado tanto por casais heteronormativos como homossexuais. Muitas pessoas ainda têm receio de praticar o sexo anal devido aos medos, dúvidas e mitos. Para elucidar as questões relacionadas à prática, nós convidamos a ginecologista Maria Elisa Noriler para responder o que é mito e verdade sobre os prazeres e cuidados do sexo anal. Confira:

:: 6 motivos que dificultam o orgasmo feminino e como superá-los
:: Guia da vagina: 10 curiosidades que podem melhorar a sua vida

1. É normal ter dores durante o ato sexual

Mito. Se a pessoa sente dor durante todo o ato, é necessário verificar com um médico de confiança se existem processos inflamatórios ou infecciosos. Até mesmo fatores relacionados à diminuição da lubrificação vaginal podem trazer dores, no caso das mulheres.

2. Não precisa usar lubrificante. A saliva já é o suficiente para lubrificar

Mito. Para pacientes jovens a saliva funciona bem, mas para mulheres na menopausa o uso de lubrificantes e hormônio tópico são os mais indicados.

3. É necessário fazer uso do “chuveirinho” antes da relação

Mito. Essa prática não é indicada nem antes e nem após a relação sexual, o que inclui também as duchas internas na vagina.

4. Tomar laxante antes faz com que não ocorra nenhuma “surpresa”

Mito, pois se a paciente não está com nenhuma alteração do hábito intestinal, como por exemplo, a diarreia, não terá problema algum na relação sexual.

5. Fazer sexo anal alarga o ânus

Mito. O ânus tem um anel muscular, chamado de esfíncter anal, que tem a capacidade de dilatar e contrair, sem causar nenhuma alteração.

6. É preciso usar camisinha, pois há diversas chances de obter DSTs

Verdade. A camisinha é uma barreira de proteção para HIV, sífilis, gonorreia, cancro e muitas outras.

7. O melhor método para começar a praticar sexo anal é estar relaxada e ir aos poucos

Verdade. Como o ânus tem o esfíncter muscular é mais difícil a penetração anal do que a vaginal, então é preciso estar bem relaxada e também é indicado usar bastante lubrificante para não sentir desconfortos.

8. Sexo anal causa hemorroidas

Mito. A prática não é causadora de hemorroida, mas se a pessoa que já tiver o problema deve tomar cuidado com o sexo anal, pois tem um risco maior de sangramento.

9. É normal ocorrer sangramento após a relação

Mito. O sangramento não é normal. Pode ser que tenha faltado lubrificação ou cuidado com a penetração. Lembre-se de sempre fazer o que te der prazer.

10. Existem contraindicações para a prática do sexo anal

Verdade. Quando há hemorroida e/ou fissura anal não é recomendável a prática.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna