Shots de saúde: veja receitas da bebida para auxiliar a digestão, aumentar a resistência e mais

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Os shots de saúde são doses pequenas de bebidas, superconcentradas em nutrientes. Você ingere num gole só! Eles são feitos de alimentos ricos não só em vitaminas e minerais, mas também em substâncias altamente anti-inflamatórias e antioxidantes.

Podemos usar diferentes combinações, para diversos objetivos, dependendo da hora do consumo desses shots. Por exemplo, é possível utilizar canela e gengibre, que são ativadores do metabolismo, em jejum de manhã ou nas primeiras horas da tarde, que são os horários que geralmente sentimos mais sono.

Ou ainda tomar um shot rico em vitamina C após o almoço e o jantar, para potencializar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro. Ou até shots ricos de nitratos, para antes de exercícios aeróbios, pois esse composto aumenta a capacidade de resistência.

Leia mais colunas da Raquel:
:: Quer perder gordura? Aumentar a massa muscular? Saiba o que comer antes e após a atividade física
:: Lanches rápidos: veja dicas de como escolher a opção mais saudável na correria do dia a dia
:: É saudável? Emagrece? Ajuda no treino? Tudo o que você precisa saber sobre o jejum

Veja quatro receitas de shots e as indicações de quando consumir as bebidas:

Manhã

Para acordar bem disposto e dar um up no sistema imunológico, sugiro combinar limão (rico em vitamina C) e gengibre (contém gingerol, que tem alta ação anti-inflamatória). Se quiser dar uma incrementada, pode adicionar chlorella ou spirulina, que são algas riquíssimas em substâncias antioxidantes, além de aminoácidos, vitaminas e minerais. Consuma em jejum.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Ingredientes:
1 unidade de limão grande espremido
1 pedaço de gengibre de 5 cm
½ colher (chá) de chlorella em pó ou spirulina em pó (opcional)

Preparo:
Ferver durante uns cinco minutos o gengibre em água. Leve à geladeira para esfriar (esse chá gelado de gengibre você pode deixar pronto na geladeira de um dia para o outro). Na hora do consumo, misturar o sumo do limão e, se for acrescentar, alguma alga em pó.

Tarde

Para dar um gás naquele horário pós almoço, no início da tarde, quando dá uma bobeira e uma vontade de dormir, sugiro um chá-shot de ervas com pimenta! Essa combinação também auxilia a digestão, diminuindo o “peso” no estômago depois de almoçar. Indico que seja consumido uma hora após o almoço.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Ingredientes:
200 ml de água
1 folha de erva doce
5 folhas de hortelã
1 colher (café) de pimenta caiena em pó

Preparo:
Ferva a água e desligue o fogo, misture os outros ingredientes e tampe. Deixe descansando por uns dez minutos e beba em seguida. Se quiser, pode fazer pela manhã para levar pro trabalho, deve ser consumido no mesmo dia.

Noite

Para ajudar  relaxar e pegar no sono, você pode usar o própolis, que é uma substância produzida por abelhas, para defesa da colmeia, que tem propriedades fungicidas e antibióticas. Mas, se você é vegano, como eu, podemos utilizar um produto que está virando modinha entre as famosas, mas que é da cultura milenar indiana: o Golden milk.

Esse “leite dourado” é um pó pronto encontrado em lojas de produtos naturais e mistura substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e que combatem o estresse e a insônia.

Ingredientes do shot de própolis:
20 gotas de própolis
1 colher (sopa) de água
Meio limão espremido

Preparo:
Misturar tudo e tomar em um gole só (é bem amargo).

Ingredientes do shot de Golden milk:
50ml de bebida vegetal
½ colher (chá) de Golden milk

Preparo:
Aqueça o leite e misture o Golden milk. Beba em seguida.

Antes do exercício

A beterraba é rica em nitrato, substância que ajuda a aumentar a resistência ao exercício aeróbio. A água de coco é rica em eletrólitos e também fornece carboidratos para serem utilizados no exercício (e poupar nossos estoques). Beba cerca de 30 minutos antes do exercício.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Ingredientes:
½ unidade de beterraba média
1 rodela grande de gengibre (10 g)
½ maçã pequena
100ml de água de coco

Preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador, coar e beber em seguida.

Mas fica o alerta: essas estratégias só funcionam para potencializar os hábitos de vida saudável. Se você não se alimenta bem, não faz exercícios físicos, não tem uma boa noite de sono, não vai ajudar em nada!

Leia mais:
:: Saiba como a aveia dormida pode ajudar você a perder peso e ter uma dieta mais saudável
:: Como fazer exercícios no frio: veja dicas para praticar atividades físicas no inverno
:: Aposte nesses três exercícios e acabe com a flacidez do braço

Leia mais
Comente

Hot no Donna