Sono de mãe: como dormir bem após o nascimento do filho

Algumas dicas são essenciais para um descanso revigorante

Foto: Stock Photos

Passar cada minuto ao lado do bebê é o desejo de qualquer mãe. Desde os primeiros meses de vida do filho, qualquer gesto, choro ou sorriso se tornam únicos e apaixonantes. Mas, é também a fase em que a mamãe pouco dorme, pois, neste período, é necessário levantar algumas vezes durante a madrugada para as trocas eventuais de fraldas e as mamadas noturnas.

De acordo com a Consultora do Sono Renata Federighi, no primeiro ano de vida do bebê é quase impossível que a mulher consiga dormir tantas horas, entretanto, não há motivos para desespero.

? Além de toda a atenção e cuidado que uma criança precisa, a mãe, hoje em dia, realiza outras obrigações fora de casa, como trabalho, estudo, etc. No entanto, mais importante que a quantidade de horas dormidas, é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recuperação das energias ? explica.

Renata dá algumas dicas para ajudá-la a dormir bem
e ainda realizar todos os cuidados que um bebê precisa:

1) Aproveite para tirar um cochilo à tarde junto com o filhote. Este tempinho de repouso ajuda a recuperar as energias e a repor o sono perdido durante a noite. Isso vai contribuir bastante para a sua saúde e disposição;

2) A postura correta ao dormir é imprescindível para um repouso de qualidade. A posição de lado é a mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semiflexionados com um travesseiro Rolinho, por exemplo, entre eles;

3) Peça ajuda à família. Nos primeiros meses de vida, o bebê já começa a acordar muito durante a noite, portanto, conte com o apoio do marido, da babá ou da vovó para revezar na hora de levantar no meio da noite. Assim você poderá descansar mais;

4) Para evitar que seu bebê troque o dia pela noite deixe o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite. Um ambiente escuro colabora para um sono revigorante, já que, na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã;

5) Utilize no quarto do seu filho, os intercomunicadores. Os aparelhos são úteis para ouvir quando o bebê fizer algum ruído e pode ser colocado próximo à criança. Alguns intercomunicadores emitem sinal ótico, alarme vibratório e câmera integrada para que os pais possam visualizar o bebê.

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