Tapioca emagrece? 10 motivos para incluir o alimento na sua dieta

Já faz algum tempo que a tapioca virou caiu nas graças de entusiastas da vida saudável e musas do #instafitness (as saradíssimas Carol Buffara e Gabriela Pugliesi estão entre as disseminadoras oficiais do alimento nas redes sociais). Muito parecida com uma panqueca, a tapioca é feita a partir da fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que dá origem ao polvilho doce. Além do delicioso sabor, o alimento caiu nas graças da mulherada por ser prático, pouco calórico e não conter glúten.

E você, já incluiu o alimento no seu dia a dia? Listamos aqui os dez motivos que vão fazer você incluir esta delícia no seu cardápio já, já:

1) SUBSTITUI O PÃO
Com apenas 70 calorias, também é fonte de carboidrato e não possui glúten, além de ser um alimento leve e fácil de ser digerido. Se você busca um substituto do pão no café da manhã, é uma boa opção – basta variar os recheios conforme seu gosto e necessidades nutricionais.

2) É POUCO CALÓRICA
Uma porção de 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão – ou seja, ao invés de ingerir 140kcal com duas fatias de pão, você ingere somente 70kcal.

3) É MUITO PRÁTICA
Preparar tapioca demora menos de 2 minutos. Talvez 3, se o fogo estiver muito baixo. Basta peneirar uma porção de goma de tapioca já hidratada e colocar na frigideira (sem azeite mesmo, viu?). É praticamente o lanchinho oficial da mulher-moderna-que-chegou-do-trabalho-às-oito-da-noite-e-está-com-preguiça-de-cozinhar-mas-quer-comer-bem.

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4) NÃO CONTÉM GLÚTEN
Aqueles que têm a doença celíaca não precisam se preocupar: por ser feita a partir da mandioca, a tapioca não contém glúten. Pode-se dizer que agrada gregos e troianos.

5) É  VERSÁTIL
Queijo mussarela, minas, brie? Carnes, rúcula, tomate, legumes? Mel, coco, banana, morango, chocolate? Com a tapioca, vale tudo – só não vale perder a criatividade na hora de inventar os recheios.

6) AUXILIA NO EMAGRECIMENTO
Por possuir baixo valor calórico e ser uma ótima opção para substituir o pão, acaba tornando-se forte aliada para quem está fazendo dieta e procura reduzir gordura localizada.

Tapioca

7) ÓTIMO LANCHE PRÉ E PÓS-TREINO
Ao invés de se render às barrinhas de cereal industrializadas, que tal fazer um lanchinho saudável com a tapioca? Por ser digerida facilmente, fornece energias mais rapidamente para o corpo, gerando um rendimento melhor durante o treino.  Após treinos de grande gasto energético, também funciona como ótima fonte de recuperação rápida.

8) LIVRE DE GORDURAS!
Dependendo do recheio que você colocar dentro, a tapioca pode ser uma refeição 100% livre de gorduras e açúcar, sabia? Como sua preparação é feita de farinha e água, é um alimento limpo e nutritivo.

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9) POSSUI BAIXO TEOR DE SÓDIO
Bateu aquela fome de biscoitos, pães e bolos industrializados? Que tal inventar um novo recheio para a sua tapioca para saciar a vontade? Com muito menos sódio do que alimentos industrializados, evita o efeito de inchaço e é infinitas vezes mais saudável. Só não vale abusar no leite condensado, viu?

10) COMBINA COM AQUELES INGREDIENTES QUE VOCÊ TEM EM CASA HÁ SÉCULOS (E NÃO SABE COMO USAR)
Sabe aquele pote de ervilha que sobrou de uma janta de dois meses atrás? Ou aquele frango congelado que você não sabe no que usar? O ovo solitário da geladeira? A tapioca faz o par perfeito com qualquer um deles. Evite o desperdício e aproveite a delícia!

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