Tchau, resfriado! 8 alimentos que ajudam a manter a imunidade no inverno

Basta que a primeira frente fria dê as caras para que os sintomas daquele resfriado apareçam. Tosse, coriza, garganta arranhando e aquela dor no corpo que só nos dá vontade de passar o dia na cama, sabe? Além do ar seco e o frio, a variação de temperatura – o vento gelado na rua e o ar-condicionado em casa e no escritório – colaboram para baixar a imunidade no nosso corpo.

É por isso que, mais do que nunca, a atenção com o que se come precisa ser redobrada durante a estação. Paula Vasconcelos, nutricionista da Nature Center, explica que uma alimentação balanceada contribui – e muito! – para nos manter mais protegidos de resfriados, gripes, faringites e até pneumonias.

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As refeições devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitamina C. A ingestão de líquidos ajuda na hidratação e evita que as vias aéreas fiquem ressecadas e formem feridas, que são portas de entrada para doenças. Associado a esses cuidados, alimentos funcionais também podem reforçar a proteção do organismo por reunir muitos destes componentes importantes para manutenção da imunidade. Vem ver quais são eles:

Oleoginosas

Castanha do Pará, pistache (foto abaixo) e amêndoas são alimentos ricos em selênio, substância anti-oxidante, e em gordura mono e poli-insaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL). Também evita a hipoglicemia.

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Alho

Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado ou cru. Ainda há a opção do óleo de alho em cápsulas.

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Chá verde

Pessoas que bebem chá verde têm imunidade fortalecida. Isto ocorre porque o chá contém uma propriedade que impede que vírus e bactérias de se instalarem nas paredes celulares. Esta propriedade ainda protege o organismo contra outros problemas como disenteria, indigestão, diarreia, entre outros.

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Peixe

Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão e que é um grande aliado do sistema imune, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas não gostam de peixe, mas ômega 3 pode ser encontrado em alimentos funcionais, como óleo de peixe.

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Cogumelo shitake

Este cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.

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Frutas cítricas

Limão, laranja, kiwi, tangerina, acerola, entre outros, são ricos em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.

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Gengibre

Com propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, devido ao princípio ativo gengirol, melhorando o sistema imunológico.

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Batata yacon

Rica em fibras, estimula a flora bacteriana intestinal, o que aumenta a imunidade do organismo. Também conhecida com insulina natura, a bataca yacon reduz os níveis de glicose no sangue.

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