Três dicas para aliviar o vício no smartphone

Se você mexe no telefone o tempo todo, está no mesmo barco que milhões de pessoas que não vivem sem ele

Foto: Rich Schultz

Você nem guarda o smartphone na bolsa para tê-lo sempre por perto? A cada segundo livre aproveita para checar os e-mails? Para o que estiver fazendo ao ouvir o alerta de uma nova mensagem? Se esquece o telefone, volta para casa mesmo que isso acarrete em atraso no trabalho? Se respondeu sim para a maioria das perguntas, você está no mesmo barco que milhões de pessoas.

Checar o smartphone é um vício moderno que acaba comprometendo sua concentração, o trabalho e até a vida social. Donna elencou cinco dicas para ir resolvendo o problema aos poucos.

1. Identifique o motivo que lhe faz mexer no telefone o tempo todo. Pode ser ansiedade, pode ser solidão ou até mesmo a sensação de não ter nada para fazer. Com esta razão identificada, ficará mais fácil pensar em outras atividades que a resolvam e que não impliquem em usar o telefone.

2. Delimite seu tempo de acesso ao telefone. Comece fazendo intervalos de 15 minutos entre uma consulta e outra. Depois passe para 30 minutos e para uma hora. Acredite:  você vai descobrir que é mais fácil do que pensava.

3. Estabeleça regras de uso. Determine-se a não usar o telefone em situações específicas, como o jantar em família, a reunião do trabalho ou a brincadeira com os filhos. Coloque o telefone na bolsa e em modo silencioso para não se distrair.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna