Três xícaras de café por dia podem proteger organismos contra problemas do coração

Consumo reduz a proteína que provoca ataques cardíacos e AVCs

Já diz a sabedoria popular que a diferença entre o remédio e a veneno está na dose
Já diz a sabedoria popular que a diferença entre o remédio e a veneno está na dose Foto: Glaicon Covre

Já diz a sabedoria popular que a diferença entre o remédio e a veneno está na dose. Um estudo israelense mostra que beber café faz bem para a saúde. Ingerir o equivalente a três xícaras de café por dia ajuda o sistema circulatório e pode proteger o organismo contra ataques cardíacos.

Os exames, que foram realizados em adultos saudável e em cardíacos, revelaram que o consumo reduz a proteína que provoca ataques cardíacos e AVCs e aumenta a que previne as problemas.

A equipe liderada pelo prof. Michael Shechter, diretor de pesquisa clínica no Instituto do Coração de Sheba, fez um estudo com 80 adultos, metade saudável e metade cardíaca. Eles tomaram uma pílula de cafeína que equivalia a três xícaras de café por dia.

Exames realizados posteriormente revelaram que o consumo de cafeína melhora o funcionamento do endotélio em 30%, reduz em 40% a proteína C-reativa (CRP) no corpo ? fator que propicia ataques cardíacos e AVCs ? e aumenta em 25% a quantidade de adiponectina, proteína que previne ataques cardíacos AVCs.

Os benefícios da cafeína foram detectados nos dois tipos de pacientes. Shechter observou que ainda não está claro quais são as consequências do consumo de café no longo prazo, mas que, ao longo de várias horas, seu efeito é positivo. Os pesquisadores planejam agora estudar os efeitos de longo prazo do consumo de cafeína sobre o sistema cardiovascular.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna