Veja as dicas para comer em self service e manter a dieta em dia

Fibras presentes na casca dos grãos exige mais mastigação e ajudam na saciedade

Foto: Vigilantes do Peso

Quem precisa almoçar fora todos os dias sabe a dificuldade de manter a dieta na correrria do dia-a-dia. A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá 7 dicas para você emagrecer de maneira saudável comendo fora de casa.

? A salada deve vir em primeiro lugar, pois conseqüentemente você comerá menos no prato principal. Incluir ovo na salada faz você comer menos ainda. A albumina presente na clara e a gordura da gema prolongam a saciedade.

? Quinua cozida também é uam alternativa saudável e nutritiva. Na falta do cereal, vá de grão de bico, lentilha, ervilha ou milho. A mastigação e as fibras presentes na casca que envolve os grãos ajudam a proporcionar a sensação de satisfação na mesa.

? Estudos têm apontado o cálcio como um acelerador da perda de peso. Que tal utilizar molho a base de iogurte na salada?

? Outro truque que não devemos abrir mão, é redesenhar mentalmente o prato. Lembrando que nos self services os pratos são enormes, para que a pessoa possa enchê-lo inteiramente sem perceber. Então mentalmente divida-o em: ¼ é para a salada crua, ¼ para refogada, ¼ para a proteína principal e ¼ para o carboidrato (arroz, batata, massa).

? Mal começou a comer o prato principal e já está pensando na sobremesa? Para piorar a situação o prato é grande e a pessoa coloca pudim, mousse, doce de leite, fruta em calda, bolo em um prato só. Para não comprometer a balança, o ideal é comer uma boa salada de fruta ou gelatina e pegar um pedacinho de algum doce para finalizar.

? Saladas com maionese e creme de leite podem apresentar um teor calórico maior do que um prato de arroz, feijão e carne. Na dúvida escolha salada puras e acrescente limão, sal ou mesmo um molho de iogurte.

? O azeite de oliva ganhou fama de saciador da fome e atuante na gordura abdominal. Mas a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose, portanto não ultrapasse 1 colher de sopa. Fique de olho nos rótulos: muitos tem mistura de óleo de soja.

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