Veja dicas para garantir uma boa noite de sono

Alimentação, ambiente e atividade física são alguns dos fatores que contribuem para uma noite de sono tranquila

Foto: Divulgação

Teve mais uma noite mal dormida? Se esta faz parte de uma sequência de várias, é bom prestar atenção no assunto e adotar medidas para resolver o problema.

– O sono precisa cumprir a função de organizar as memórias do dia anterior e preparar o corpo e a mente para o dia seguinte. Noites mal dormidas geram uma cascata de efeitos prejudiciais a saúde, à curto, médio e longo prazo – diz o neurologista Leandro Teles.

Uma série de fatores podem estar contribuindo com seu problema para dormir. Veja alguns deles e, se identificar onde mora o problema, corra para resolver antes de deitar a cabeça no travesseiro hoje à noite.

Ambiente: iluminação indireta, quarto silencioso e aconchegante, janelas que seguram o ruído e uma decoração em cores neutras ajudam a ter um sono reparador. O colchão e o travesseiro também são fundamentais. Invista em produtos de qualidade e que sejam adequados a seu peso, altura e preferências de conforto.

Atividade física: a atividade física regular melhora o sono, especialmente quando ela é aeróbica. Dê preferência ao período da manhã para se exercitar, evitando atividade física nas duas horas que antecedem a ida para a cama. Isso cria um ambiente de adrenalina desfavorável ao sono.

Alimentação: coma alimentos mais leves antes de dormir. A ingestão de líquidos também deve ser feita com moderação, pois pode causar sintomas de refluxo ao deitar e fazer com que você tenha que levantar mais vezes para ir ao banheiro. Evite também o álcool: apesar de ter efeito sedativo, ele agrava a apneia do sono, os episódios de ronco e desorganiza as fases do sono.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna