Veja dicas para ter uma Páscoa saudável

Médica nutróloga dá dicas de como curtir a data de várias formas que façam você se sentir bem

Foto: Lauro Alves

A Páscoa se aproxima. Com ela, vem tanto as alegrias por conta dos encontros de família quanto o peso na consciência pelo consumo desenfreado dos chocolates. A médica Mariela de Oliveira Silveira, no entanto, listou 10 orientações para celebrarmos a data de maneira saudável e sem culpa. Confira:

1. Aproveite o momento especial para caminhar e colher Macela. A caminhada matinal faz bem para oxigenação tecidual, importante para o bem estar físico e mental.

2. Tome chá de Macela, ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de fazer bem para a digestão.

3. Esteja próximo de pessoas que você ama.

4. Prepare um ninho colorido e alegre. Adultos poderão gostar de um ninho com ovos de verdade, que podem ser de galinha, codorna ou ganso. Se conseguir ovos orgânicos, muito melhor. Dar oportunidade para a criatividade faz muito bem para o cérebro – e neste caso, também para o corpo.

5. Seja solidário nesta Páscoa. Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.

6. Esteja sempre perto da sua espiritualidade. Segundo pesquisas, este fator é muito importante para prevenção contra depressão e para melhora da imunidade.

7. Coma peixes. Peixes podem ser boas fontes de ácidos graxos essenciais que fazem bem para o humor, memória e para a proteção cardiovascular. Peixes como salmão, atum e anchova são ricos em Ômega 3. Esse poderoso antioxidante pode reduzir em 81% o risco de morte súbita no homem, conforme a Associação Médica Americana.

8. Cuidado para não salgar muito a comida. Menos de uma colher rasa de chá de sal por dia. Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, fator de risco para doença cardiovascular.

9. Bebidas de uva. Se não houver contra indicação para seu caso, uma quantidade pequena de vinho (cerca de 60 ml) pode ser usada como antioxidante. Se não, os sucos de uva sem açúcar são também excelentes fontes.

10. Finalmente, coma chocolate! Experimente e descubra que o chocolate pode ser amargo. Em pequena quantidade (50g) é rico em flavonóides e pode ser benéfico à saúde (King’sCollege). Prefira aqueles com menor quantidade de açúcar e gorduras. Ele pode aumentar o estímulo de serotonina na fenda sináptica, dando a famosa sensação de bem estar!

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