Marcio Atalla ensina como ter uma rotina mais saudável

Você já teve vontade de começar uma rotina saudável? Virar uma pessoa que marca de correr no sábado de manhã com os amigos, priorizar a salada no prato do buffet livre, etc. Mas como dar o primeiro passo rumo ao sonho fitness?

A convite de Donna, o preparador físico Márcio Atalla, conhecido pelo quadro Medida certa do Fantástico e pelo canal Bem-estar no YouTube, lista os mitos e verdades que mais provocam dúvida em quem quer começar a levar uma vida mais saudável. Confira as dicas:

Precisamos cortar totalmente os doces da dieta: FALSO!

Muita gente já associa “dieta” com fugir totalmente dos doces, o que já é um pavor para a maior parte das pessoas. Mas o preparador afirma que não é necessário cortar nada, apenas cuidar os excessos:

– O interessante é não deixar de comer coisas que são boas para nosso corpo apenas para comer doces. Ou pelo menos não exagerar. Tudo é permitido desde que não haja exageros e que os alimentos naturais também façam parte da nossa alimentação.

Leia também
:: Por que temos vontade de comer doces depois do almoço? Nutricionista explica
:: Por que comer de 3 em 3 horas pode não ser a melhor opção para você
:: Segredos da dieta de Anitta: dicas de alimentação dadas pelo médico da cantora

Fazer exercícios melhora a autoestima: VERDADEIRO!

Segundo Atalla, só a sensação de realizar um exercício físico, mesmo que extremamente leve, já melhora seu humor:

— Qualquer atividade que uma pessoa acha que não consegue fazer e faz já provoca uma enorme sensação de autoconfiança e melhora a autoestima. Mesmo uma caminhada pode ter esse efeito. Pense em um dia em que você acorda e se sente cansado, sem vontade, com preguiça, e vence todos esses obstáculos, cumprindo sua caminhada.

Você precisa ir à academia todos os dias: FALSO!

E quem não tem tempo (ou dinheiro!) para estar em uma academia diariamente? Atalla avisa que podemos melhorar a saúde realizando pequenas alterações no dia a dia:

— Quando falta tempo, não pode faltar disposição. O fato de colocar movimento físico durante o dia, trocando elevadores por escadas, caminhando todas as distâncias possíveis, ficando mais tempo em pé e menos tempo sentado, já são atitudes que, somadas, ao fim de um dia fazem diferença na saúde, sim.

Posso mudar a frequência das aulas toda semana: FALSO!

Quem às vezes morre de preguiça bem que gostaria de ler o contrário, né? Mas o preparador avisa: ter regularidade nos exercícios é fundamental para quem quer iniciar uma vida saudável.

– Na verdade, o segredo para se ter saúde, disposição e, de quebra, manter a forma, é a regularidade. Seja qual for a atividade que escolhida, deve ser feita quase todos os dias da semana, ou intercalada com outras atividades, mas que se cumpra um mínimo de movimento físico.

Exercícios só servem para emagrecer: FALSO!

Um rotina de exercícios não é boa apenas para perder uns quilos a mais. A prática, por exemplo, previne o enfraquecimento dos músculos.

— Para as mulheres com mais de 40 anos, o reforço muscular é mais importante ainda. Depois dessa idade, perdemos massa muscular de forma espontânea, e a musculação, a ginástica e o pilates são alguns exemplos de atividades que vão evitar que esta perda.

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna