Vinho ajuda a combater o colesterol alto? 5 mitos e verdades sobre o LDL

Má alimentação, defeitos genéticos e o sedentarismo são os grandes vilões das altas taxas de colesterol no sangue. Popularmente, o colesterol é conhecido como “ruim” ou “bom”.

— O “ruim”, LDL, carrega o colesterol para os tecidos do organismo. Já o “bom”, HDL, o despacha para o fígado onde acontece sua eliminação —, explica o cardiologista do Centro Clínico Gaúcho Renato de Jesus Padilha Junior.

Quando o LDL está alto, contribui para a formação de placas de gordura nas artérias que, por sua vez, obstruem a passagem do sangue em órgãos como o coração e o cérebro, podendo causar infarto e AVC. O HDL é o transportador das pequenas partículas de colesterol ruim para a sua eliminação. Por isto, quanto mais elevado o nível no sangue de HDL melhor para a redução de eventos cardiovasculares.

— O colesterol é uma gordura responsável por manter nosso organismo em ordem. Não estando em equilíbrio, o colesterol provoca o aumento das taxas de gordura na circulação sanguínea — , pontua o cardiologista.

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Para manter o colesterol saudável, a receita é simples.

— É essencial fazer atividades físicas e manter uma dieta rica em fibras. Além disso, não fumar, evitar o excesso de peso e não consumir alimentos ricos em gordura é de total importância para termos um ótimo colesterol —, orienta o médico.

O especialista selecionou mitos e verdades para um colesterol sem preocupações:

Fumar interfere no colesterol?

VERDADE!

O hábito de fumar é um dos responsáveis por tornar o colesterol ruim (LDL) oxidado e mais agressivo para causar lesões ou placas nas artérias, o que aumenta o risco de aterosclerose, sendo uma das principais causas de infarto do coração, derrame (AVC) e de outras doenças cardiovasculares.

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Somente as pessoas acima do peso sofrem com colesterol alto?

MITO!

Não são apenas obesos que sofrem de colesterol alto. A má alimentação e os defeitos genéticos têm acometido silenciosamente crianças e adultos. É importante identificar o mais precocemente possível estas alterações para promover medidas preventivas, como incentivar a realização de atividades físicas e controlar o excesso de peso através de uma dieta mais saudável.

Frituras não podem fazer parte do cardápio?

MITO!

A ingestão de frituras é permitida, mas sem excesso. Alimentos como manteiga, doces, carnes vermelhas, embutidos, laticínios, bebidas alcoólicas e comidas industrializadas também podem ser ingeridos mas, é claro, sempre em pequenas quantidades. O melhor é sempre reduzir o consumo desses tipos de alimentos.

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 Ômega 3 é importante para um bom colesterol?

VERDADE!

Sim, por isso o consumo de peixe é muito importante. Os peixes são excelentes fontes do ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, insaturada, presente em grande quantidade em espécies de água fria como salmão, sardinha, bacalhau, atum e truta. Ajuda na redução da formação de placas de gordura nas artérias e torna o sangue mais fluido, resultando em prevenção e diminuição das doenças cardiovasculares.

O consumo moderado de vinho auxilia no combate ao colesterol?

VERDADE!

O consumo moderado de vinho tinto ou suco de uva, ricos em flavonóides, provoca elevação do colesterol bom (HDL). Mas nada de excessos com o vinho. A medicina tem debatido muito a questão da ingestão de bebida alcoólica, uma vez que os benefícios e os malefícios são próximos. Dessa forma, para que haja um benefício real a partir do consumo moderado de vinho, cada caso deve ser avaliado individualmente, conforme as particularidades de cada pessoa.

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