Walk, baby, walk! 4 benefícios da caminhada além da boa forma

Agora é moda: parece que todo mundo resolveu começar a correr ou então fazer caminhada. E não é à toa. Para especialistas, caminhar é a opção mais certeira para todos aqueles que procuram uma vida saudável e plena. Além de ajudar a manter a boa forma, a prática atua como aliada da boa saúde em lutas contra os mais diversos tipos de doença.

– O ser humano é, por excelência e por natureza, um andarilho e as indicações da caminhada vão desde a prevenção de derrames e infartos, até o combate à depressão, à osteoporose e à diabetes – afirma o patologista neuromuscular Beny Schmidt.

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Para o médico, o tempo ideal de caminhada varia de indivíduo para indivíduo e também de acordo com a faixa etária, mas de uma maneira geral, uma hora e meia de caminhada por dia já pode ser considerado um ótimo índice de atividade física diária. Ainda segundo Schmidt, caminhar se tornou um hábito mais saudável que correr, pois gera menor atrito nas articulações e, consequentemente, menor número de lesões musculares. Confira os quatro principais benefícios da caminhada segundo o médico:

1. Boa forma e diabetes

O mais conhecido benefício da caminhada talvez esteja na luta para manter a boa forma. A caminhada na esteira é um exercício físico com maior gasto de calorias porque nós temos a tendência de variar a intensidade dos passos quando caminhamos na rua. No entanto, mesmo com menor queima calórica, caminhar ao ar livre é extremamente prazeroso, principalmente se for à beira do mar ou em um parque.

A caminhada também vem se revelando uma importante aliada dos diabéticos. Juntamente com o controle da dieta, promove a diminuição da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, além do efeito psicológico favorável por conta do prazer que proporciona.

2. Depressão e qualidade de vida

A liberação de endorfina pelo sistema nervoso central durante a caminhada é responsável pelas sensações de alegria, relaxamento e bem-estar, armas poderosas no combate à depressão. Além disso, a endorfina deixa o atleta mais disposto durante o dia e com uma melhor qualidade do sono à noite. E, segundo o especialista, outro fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pelo exercício, que contribui ativamente para manter a saúde do órgão.

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3. Circulação e prevenção

Movimentar-se é fundamental para melhorar a circulação sanguínea. O médico explica que a caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades. Além disso, as atividades físicas são importantíssimas para fazer com que a velocidade e a pressão sanguínea possam ser bem administradas pelo corpo. Uma consequência direta da melhora da circulação é a prevenção de doenças cardíacas.

– A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação – afirma.

4. Osteoporose e pulmão 

Segundo Schmidt, junto com a exposição solar, a caminhada se destaca como o melhor investimento contra a osteoporose. “Usar os ossos é a melhor forma de cuidar deles”, explica.

Já a respiração é outra grande beneficiada pelas caminhadas. Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar. Além disso, por manter a saúde do corpo, inibe inflamações oportunistas. Tudo isso sem contar o quanto faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo.

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