Non contour: a técnica que abusa do iluminador e é perfeita para o verão

Como já vimos em desfiles, revistas e imagens de moda: o contour está saindo de cena. Os contornos do rosto muito marcados estão caindo em desuso… #quedalivre

A tendência da pele na maquiagem agora é a pele de verdade, natural e com poucos (mas eficientes) produtos. E vai dizer que não é a cara do verão? Coisa mais linda do mundo aquela cara de saúde, com blush na medida certa e pele bem iluminada!

E é nessa vibe de naturalidade que passamos a usar muito mais o iluminador do que o contorno. Quando eu digo iluminador, não é necessariamente aquele pó cheio de brilhos, ok? Um bom iluminador é aquele que dá luminosidade à pele, não precisa ser cintilante!

A técnica do NON-TOUR ou NON CONTOUR é baseada no uso do iluminador nos pontos contrários àqueles onde seria usado o contorno. Ou seja, alto das maçãs do rosto e têmporas, canto interno dos olhos, centro da pálpebra móvel, na ponte (ossinho) do nariz, arco do cupido (centro do lábio superior) e, se necessário, queixo. Isso faz com que esses pontos ganhem destaque de forma natural sem a marcação forçada do contour.

Confira o vídeo deste make! 

Ou siga o passo a passo abaixo!

00c160a8

Primeiro passo: pele uniformizada com base leve, porém com boa cobertura

(aqui usamos a Fusion Ink Foundation, da Yves Saint Laurent – cor 40)

00c160aa

Depois de corrigir olheiras e finalizar a pele, o primeiro ponto a iluminar é o alto das maçãs do rosto e têmporas. O iluminador usado aqui é o Mary-Lou Manizer, da The Balm.

00c160ab

Use um pincel bem macio (pode ser um pincel de blush, desde que seja separado somente para esse uso).

00c160ac

00c160ad

O próximo ponto que vamos iluminar é o canto interno dos olhos.

00c160ae

Iluminar esses pontos dá a impressão de olhos maiores e mais descansados. É frescor no olhar!

00c160b0

Iluminamos também a pálpebra móvel: para chamar a atenção para o olhar e amendoar os olhos. Fica lindo!

00c160b1

Depois iluminamos bem de leve a ponte do nariz, ou seja, o ossinho que fica naquela região entre as sobrancelhas e antes de chegar na ponta do nariz.

00c160b2

Quer lábios mais destacados e volumosos? Usar iluminador no arco do cupido ajuda bastante!

00c160b3

Bem pouco produto, aplicado de leve no contorno no centro do lábio superior dá um efeito lindo em conjunto com o batom!

00c160b5

Se você não tem queixo proeminente, pode usar iluminador também nessa área. Mais uma vez eu repito: bem de leve! Vai ajudar a atrair a atenção para o centro do rosto, deixando aquela “papadinha”em segundo plano.

00c160b6

Para dar um efeito de rosto que pegou um solzinho, aplique um blush em tom pêssego na faixa que vai de uma bochecha a outra, passando pelo nariz. Bem onde o sol dá aquela queimadinha, sabe? As cores Sunbasque e Peaches, da MAC, ficam bem!

00c160bc

00c160be

Iluminador nos lugares certos e na quantidade certa te garantem aquela pele incrível, mas que ninguém diz que tem maquiagem!

Leia também
:: 5 dicas para cuidar e maquiar as sobrancelhas
:: Tem mais de 40 anos? Confira dicas de maquiagem especiais para você