Combinar make, cabelo e look: o que a beleza do Oscar tem para nos ensinar

Aí você tem uma festa. Um casamento, uma formatura e precisa elaborar um look. Como faz? O maior engano quando se trata de maquiagem e cabelo para uma festa é não levar em conta o resto da produção. Por mais neutra que seja a maquiagem, por mais discreto e clássico que seja o penteado, ele PRECISA estar de acordo com o vestido e acessórios.

Vamos aprender com o Red Carpet do Oscar?

O que geralmente vemos e podemos adotar no quesito CABELOS:

Vestido sequinho sem muitos detalhes no colo = cabelos podem ter volume, podem ser soltos e também podem ser presos ou lisos. Bastante liberdade de uso, assim como o tomara que caia.

Foto: AFP

Foto: AFP

 

Vestido sequinho com acessórios grandes ou chamativos no colo = coques, penteados discretos ou cabelos curtos.

Foto: AFP

Foto: AFP

 

Vestido com volume ou drapeados volumosos = cabelos presos equilibram o conjunto, de preferência presos sem volume, coques baixos ou estilo bailarina. Rabos de cavalo são modernos e também ficam bonitos.

Captura de Tela 2018-03-07 às 20.16.16

 

Vestido com estampa chamativa, colorido = os coques em estilo romântico são super bem-vindos e se o vestido não tiver volumes na parte superior, um semi-preso com trança também fica bem.

Foto: AFP

 

Vestido de mangas longas = geralmente ficam mais elegantes com coques ou cabelos soltos bem lisos com risca central ou lateral bem marcada, atrás das orelhas.

Captura de Tela 2018-03-07 às 20.23.36

 

 

Vestido “statement”, ou seja, aquele vestido com toda informação de bordados, luxo e detalhes = cabelos soltos lisos com risca ou coque bem limpo, assim como maquiagem super suave, para dar o devido destaque à peça e não poluir o look.

Foto: AFP

Foto: AFP

 

No que diz respeito a MAQUIAGEM, podemos notar que:

Vestidos com bordados e brilhos = pedem maquiagem mais discreta e mate.

Foto: AFP

Foto: AFP

 

Vestido colorido = podem ter a cor repetida na maquiagem dependendo do tom e com somente um foco. Por exemplo, vestido vinho pode ter uma sombra vinho com boca nude e cabelo liso discreto solto ou em coque ou rabo. Vestido vermelho pode ter boca vermelha somente se o batom for de um tom muito próximo ao do vestido e o resto da maquiagem bem clean.

Captura de Tela 2018-03-07 às 20.44.40

 

Vestido preto = a princípio podem quase tudo. Mas olhos muito pretos carregados podem pesar demais, então prefira penteados que mostrem o rosto e a maquiagem seja mais leve e iluminada.

Foto: AFP

Foto: AFP

Vestido com cores frias = pedem maquiagem em tons opostos, ou seja, cores quentes. Se você usar um vestido azul, olhos com tons de marrom ou outros tons quentes trazem equilíbrio ao look. Da mesma forma, o batom vermelho é super bem-vindo, sendo uma opção clássica.

Foto: AFP

Foto: AFP

 

Vestido em cores quentes = vale o mesmo: use tons frios. Por exemplo, um vestido marrom fica bem com maquiagem em tons rosados. Já o prata nunca fica bem na maquiagem, procure evitar, pois reflete a luz de formas diferentes e pode ficar acinzentado, deixando o look com ares cadavéricos.

Foto: AFP

Foto: AFP

Vestido e maquiagem na mesma cor = o look monocromático está na moda, mas não é bem assim. É preciso ter muito cuidado. A cor precisa ser um tanto “neutra”, os cabelos não podem chamar atenção (pois o foco é o efeito monocromático make + vestido), acessórios precisam seguir o mesmo tom e serem discretos e o foco da maquiagem precisa ser boca OU olhos.

Foto: AFP

Foto: AFP

Enfim! Poderíamos falar de várias outras formas de combinações e usos, mas eu quis trazer para vocês o que “geralmente” observamos no Red Carpet e podemos analisar e levar para a vida. É óbvio que existem as combinações nada óbvias que ficam lindas da mesma forma, afinal ninguém é obrigada a seguir uma cartilha como se fosse lei, não é mesmo?

A ideia aqui é te ajudar quando bate aquela dúvida sobre como elaborar um look e não temos aquele stylist hollywoodiano incrível que as atrizes têm à disposição na première. Então espero que vocês aproveitem as dicas e divirtam-se montando seus looks de festa inspiradas nas divas do Red Carpet!

Leia mais:
:: Oscar 2016: a maquiagem das celebridades que você pode copiar para a “vida real”
:: Oscar: inspirações de maquiagem vindas do tapete vermelho | Taís Andrade