Por que o bumbum da Kim Kardashian incomoda tanto?

Kim Kardashian é daquelas celebs que estão longe de ser unanimidade. Há quem adore o estilo e a personalidade nonsense que a socialite exibe nas redes e no programa Keeping Up With The Kardashians (eu inclusa!). E há também quem não goste da moça por “n” motivos – superexposição e “futilidade” são alguns deles.

kim zzzA cara da preocupação

Mas o fato é que não gostar de uma pessoa – seja ela famosa ou não – não dá o direito de desqualificar alguém. Não dá o direito de julgar cada passo, cada aparição – e, vamos combinar, se você não gosta de alguém, por  que dá tanta importância, hein?

Quando se fala em julgar o corpo de alguém, o buraco é ainda mais embaixo, como diz a expressão. E é justamente isso que tem rolado nos últimos dias com Kim que, veja bem, teve a audácia de usar biquíni para ir à praia durante suas férias no México. Pediu, né? [ironia mode on]

kim-2_345890

Depois que os primeiros cliques foram divulgados, uma avalanche de comentários sobre a bunda da Kardashian tomou a internet – e não vou repeti-los aqui porque, mesmo que eu saiba que (infelizmente) Kim não vai chegar a este humilde textinho, não acho legal ficar reproduzindo preconceito, ainda que seja para alertar. Mas o conteúdo vocês já imaginam, né?

Afora os dizeres sobre a ~desproporcionalidade~ do derriére de Kim (aliás, não sabia que a gente tinha leis e padrão agora até para o tamanho máximo que seu bumbum pode ter), me incomodou demais outro ponto: o drama da celulite e das estrias. As pessoas simplesmente enlouqueceram com o fato de Kim ter celulite e estria. Não custa relembrar a entrevista da dermatologista Fernanda Casagrande para o especial Meu Corpo de Verão, que publicamos em fevereiro:

– Oitenta por cento das mulheres têm estrias, e os 20% que pensam que não é porque têm em um lugar que não sabem – explica a médica.

Aqui no Um Plus A Mais
:: 5 razões para assistir “Gostosas, Lindas e Sexies”, longa que estreia com quatro protagonistas plus size
:: Look de Fabiana Karla no Emmy Internacional quebra mitos sobre moda plus size
:: Modelos plus size desfilam na SPFW e comemoram: “As pessoas precisam saber que o gordo existe”
:: Playboy brasileira terá ensaio com plus size pela primeira vez
:: Para ficar de olho: conheça 3 novas marcas de roupas plus size cheias de estilo

:: Esporte para todas! Nike escolhe modelos plus size para nova campanha
:: Por que a música “Gordinha”, de César Menotti & Fabiano, NÃO É uma homenagem às gordas
:: Anitta se apresenta ao lado de bailarinas plus size no Criança Esperança
:: Por que essa foto de Ashley Graham andando de bike é tão inspiradora – para gordinhas ou não
:: Gorda Flor: modelos negras plus size posam para ensaio inspirador
:: Repórter do Extra é vítima de gordofobia e interrompe entrevista ao vivo para responder

Ou seja: vocês tão reclamando do quê? Kim tem um bumbum avantajado e, como a gente bem sabe, isso favorece que tudo seja mais visível. Mas a questão é: e daí? Por que um bando de palpiteiro de internet se acha no direito de falar da celulite que está na bunda de outra pessoa e não na sua? Se você tem pele, vai ter celulite – em menor ou maior grau. Logo, me questiono: por que as pessoas se preocupam tanto com os furinhos de Kim se ela mesma está lá, belíssima, aproveitando suas férias-ostentação sem ligar pra isso, pelo menos nesse momento? Por que esse ideal de que a mulher famosa precisa ser perfeita? Por que essa cobrança tão absurda para as mulheres? Parem de idealizar corpos, parem de exigir a perfeição que só existe nos padrões de vocês. A bunda é dela, e se ela está feliz (e eu estaria também!), ninguém tem nada a ver com isso. E não, não aceito os argumentos de que ela é vaidosa e tem dinheiro e trabalha com a imagem e precisa “se cuidar”. Se para ela o fundamental é sair de casa todo dia com camadas de contorno e manter o dérriere com celulite e estria, a escolha é dela. Só dela.

Para dar um tapa de luva de pelica na cara do povo maldoso, Kim apareceu depois com um fio dental:

kim3

kim-5_345893Quer falar da minha celulite? Fala! Mas fala com vontade agora, vai!

Pode ser mais maravilhosa nessa resposta?

No Twitter, Kim ainda compartilhou uma declaração com a seguinte mensagem:

“Estou apenas sentada aqui na praia com meu corpo sem falhas”.

kim shhhhVRÁÁÁ!

O lacre termina com um vídeo em que Kim aparece saboreando um milk-shake de Oreo: xô, neuras!


Desabafo feito, tenho a dizer para vocês que o que mais me chocou foi ter visto comentários preconceituosos inclusive de meninas gordas, que sofrem com o body shaming todo dia. Como bem disse a Jéssica Lopes, musa-ruiva do Femme Fatale: “Não adianta nada ser body positive e criticar a bunda da Kim Kardashian”. Não posso concordar mais. E ó: eu mesma, se Santa Cher me desse o poder de escolher a minha bunda dos sonhos, eu escolheria a da Kim sem pensar duas vezes (o armário também!). Kim, vi suas fotos e só consegui pensar: “Que bundão da p****! Beijos!”

 

  • Adendo!

Lá no Facebook do Donna, está rolando uma discussão bem bacana. Algumas das leitoras levantaram um ponto importante: Kim é obcecada com beleza, usa Photoshop até não querer mais e outros poréns. Reproduzo aqui a minha resposta. E se quiser, entre no papo com a gente por lá também!

“Concordo MUITO com vocês quando dizem que a Kim não é exemplo de autoaceitação, que usa photoshop e que dá muita importância para a própria beleza. SIM, é verdade. Kim, assim como as outras Kardashians, também podem ser indicadas como pessoas que criam, incentivam e alimentam padrões – embora, para mim, ver uma mulher curvilínea como a KimKa usar roupa justa tenha me incentivado a usar também, enfim. Mas o texto é centrado em todos os (muitos) comentários criticando Kim por “não ter vergonha de mostrar a bunda com celulite”, ou “olha o tamanho, é desproporcional”, e ainda “se ela tem dinheiro, por que não trata essas celulites”: comentários de body shaming, criticando uma pessoa pelo corpo que tem. Eu entendo todos os poréns de vocês e não discordo, mas, pra mim, de verdade, ELA pode ser neurótica o quanto quiser com o próprio corpo, mas isso não dá a ninguém o direito de falar do corpo dela ou do de qualquer pessoa.”

 

Veja também
:: Como passei das blusas largas para a saia lápis e o top cropped (e como isso me faz bem)
:: 5 looks plus size que são a cara do outono/inverno gaúcho

:: Direto da SPFW, 7 looks plus size que dão uma lição de estilo
:: Por que uma mulher plus size ser finalista do Miss Peru é tão empoderador
:: Lojas Renner lança linha de roupas plus size
:: Modelo plus size Ashley Graham contracena com Joe Jonas em novo clipe
:: Depois do Facebook, Instagram “acidentalmente” deleta foto de jovem plus size usando biquíni
:: Após negra vencer o Miss EUA, Ashley Graham pede: “agora coloquem mulheres curvilíneas”
:: Jovem dá a melhor resposta a haters que criticaram seu corpo em foto de maiô
:: Levi’s lança coleção de calça jeans plus size

 

UPDATE!

O blog ganhou sua própria página no Facebook! Clica aqui para conhecer (e dar aquele like amigo! haha)

pluscardnovo