Eu, gorda: conheça o projeto (incrível!) que retrata a beleza da mulher gorda através da fotografia

Para Milena Paulina, a fotografia é a melhor forma de contar a história de alguém. E foi justamente essa a linguagem escolhida pela fotógrafa paulista para retratar a vida, a beleza e as vivências de mulheres como ela no projeto Eu, Gorda, que passou pelo Estado recentemente. De gorda, para gorda: talvez esse seja o diferencial que torna tão único e sensível o trabalho de Milena, que excursiona pelo Brasil em busca de novas gurias dispostas a revelarem um novo olhar sobre seus corpos. É, também, um reflexo dos anseios da retratista, que sentia dificuldade de se ver representada em ensaios, na mídia e na publicidade.

— Quando tinha o retrato de uma mulher gorda, era como se fosse uma cota. Não era aquilo que eu buscava. Não queria ser a cota de ninguém — afirma a fotógrafa. — Pensando e conversando, vi que contaria uma historia maior e melhor se eu conhecesse e vivesse essa história também.

Aqui no Um Plus A Mais
:: 10 peças com estampa xadrez em tamanho plus size para embarcar na tendência do inverno
:: É diversidade que fala? Campanha de cuecas foge dos estereótipos de “machão” e “gostosão”
:: Por que Ashley Graham não considera “mulher real” um elogio
:: Gordas na telinha: Um Plus a Mais ganha programa semanal ao vivo
:: Por que, afinal, as pessoas estão tão preocupadas com os seios da Bruna Marquezine?
:: Beleza em dose dupla! Ashley Graham posa para campanha de biquíni ao lado da mãe
:: Barriga, celulite e estrias sem filtro: youtuber mostra seu corpo como é para inspirar outras mulheres

IMG_4047

Quem visita o perfil de Milena no Instagram, o @olhardepaulina, sabe bem: ela mesma costuma usar lingerie nas sessões de fotos. Tudo para deixar ainda mais próxima a relação com as gurias que topam posar para ela. Na data marcado, um grupo de gurias se reúne e começa o dia com uma roda de conversa para compartilhar experiências. É neste momento de troca que já surgiram amizades, mas, principalmente, a cumplicidade entre mulheres que dividem medos, anseios e dúvidas para além do mesmo biotipo.

— Como eu nunca tive uma amiga gorda, nem uma influência gorda para conversar e compartilhar, vi como eu precisava disso e as outras mulheres também — explica Milena. — Não é só sobre ser ouvida. Qualquer um escuta e balança a cabeça. É sobre ser acolhida e entendida. O pessoal fala das fotos, mas as gurias saem dizendo que a conversa é melhor coisa (do ensaio do Eu, Gorda).

A modelo plus size Arantxa Von Appen foi uma das fotografadas por Milena

A modelo plus size Arantxa Von Appen foi uma das fotografadas por Milena

Para participar, a dica é ficar ligada no Instagram do projeto, onde Milena divulga as datas dos ensaios seguintes. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão no roteiro do Eu, Gorda, mas a fotógrafa prometeu à nossa reportagem que volta ao Estado no segundo semestre. Enquanto Milena não desembarca por aqui, vale conferir as fotos inspiradoras de mulheres como a (maravilhosa!) modelo plus size pelotense Arantxa Von Appen, que participou da sessão que rolou na cidade:

— Ter posado para esse projeto me dá uma sensação de estar fazendo a coisa certa por mim e por tantas mulheres gordas que todos os dias se vêem questionando o próprio corpo. A representatividade gorda é muito importante e o que a Milena está fazendo é registrar o que acredito que será uma parte importante da história, o empoderamento da mulher gorda na sociedade atual.

Veja mais fotos do Eu, Gorda aqui no RS

 

Quer saber mais? Assista ao programa Um Plus a Mais com a Milena Paulina

 

Veja também
:: Alalaô! Uma seleção de peças plus size para montar seu look de Carnaval – e arrasar nos bloquinhos

:: As melhores marcas plus size de moda praia para encontrar o biquíni do seu verão
:: Semana de moda de NY apresenta desfile com modelos plus size; inspire-se nas tendências

:: Look de Fabiana Karla no Emmy Internacional quebra mitos sobre moda plus size
:: Modelos plus size desfilam na SPFW e comemoram: “As pessoas precisam saber que o gordo existe”
:: Por que essa foto de Ashley Graham andando de bike é tão inspiradora – para gordinhas ou não

 

Plus a Mais também no Face!

O blog ganhou sua própria página no Facebook. Clica aqui para conhecer (e dar aquele like amigo! haha)

pluscardnovo