Como seria a vida se a gente não tivesse problemas de autoestima e confiança? É isso que o filme Sexy por Acidente, com Amy Schumer, mostra

O Um Plus a Mais também está na versão impressa da Revista Donna,
sempre tratando de temas relacionados a diversidade.
A coluna abaixo será publicada na edição de 7 de julho.

Você já parou para pensar como seria sua vida se você não tivesse nenhum problema de autoestima? Assim, nada mesmo: achasse que está maravilhosa com qualquer roupa, não encanasse com aquela marquinha de espinha jamais e nunca, jamais, tivesse um bad hair day? Pois é exatamente essa a reflexão que o filme Sexy por Acidente propõe. Estrelado pela incrível comediante – e atriz – Amy Schumer, o longa apresenta uma mulher que poderia ser qualquer uma de nós. Renée Bennett passa horas em frente ao espelho, examinando cada parte do próprio corpo – e sempre de cara feia. Revira o YouTube em busca de tutoriais de cabelo que não têm a ver com ela. Não é gorda nem magra, mas não está satisfeita com o peso – e se mata na academia com o único propósito de conquistar o abdômen durinho das colegas. Faz o que a gente, mesmo inconscientemente, repete todo dia: se compara com outras mulheres. E sempre com uma lente de aumento, que escancara os próprios “defeitos” e coloca em um pedestal características inatingíveis que considera perfeitas nos outros.

giphy (1)

Aqui no Um Plus a Mais
:: Arrasando na gringa! Modelo plus size brasileira estrela comercial de marca nova-iorquina
:: Depois de dizer que Adele é “gorda demais”, Karl Lagerfeld anuncia coleção plus size
:: Blogueira plus size recria looks incríveis de Meghan Markle – com direito a Príncipe Harry
:: Malhação: Vidas Brasileiras faz bonito ao trazer a história de personagens gordas

:: E a diversidade de corpos? NENHUMA modelo gorda cruzou a passarela da SPFW

Tudo vai mais ou menos até que, em mais um belo dia na academia, Renée sofre um acidente na aula de spinning e bate a cabeça. Ali, sua vida muda. Depois da pancada, ela começa a se achar bonita de verdade. Aqui, uma escorregada do roteiro: a personagem passa a ver beleza em si mesma porque pensa que sua barriga agora é de tanquinho e que a bunda é perfeita. Não é uma desconstrução de pensamento, e sim um feitiço dos mais bobinhos, à la Quero Ser Grande. Mas vale perceber como o comportamento da guria muda depois que ganha confiança com a própria imagem. Finalmente, ela conquista coragem para se candidatar a uma vaga de recepcionista em uma empresa de cosméticos, função sempre desempenhada por modeletes. Na fila da lavanderia, paquera um cara, sem vergonha alguma – e dá seu telefone para o boy sem pensar duas vezes. Para de andar olhando para baixo, com medo de ser notada, sabe? Todos os aspectos da vida dela ganham um novo gás, impulsionados simplesmente por fazer as pazes com a própria imagem – que, no caso dela, faziam com que ela não enxergasse a mulher inteligente, divertida e, sim, bonita, que é.

giphy (2)

Sexy por Acidente é um misto de autoajuda com comédia que passa longe de ter sacadas inéditas e geniais – e dá umas resvaladas feministas, não custa dizer –, mas vale pela mensagem. Ajuda a perceber o quanto confiar em nós mesmas pode ser uma injeção de força para que a gente tenha coragem de desenvolver todo o nosso potencial. E lembra o quanto podemos ser nossa pior inimiga também. Pode soar piegas e até óbvio, mas foi bem bacana ouvir de novo o quanto é importante que sejamos generosas com nós mesmas, sabe? E não só se tratando de aparência: embora a reviravolta de Renée tenha a ver com beleza física, ela entende que confiança vai bem além do espelho. Dica bacana para assistir no fíndi!

giphy

 

Assista ao trailer de Sexy por Acidente 

Veja também
:: É diversidade que fala? Campanha de cuecas foge dos estereótipos de “machão” e “gostosão”
:: Por que Ashley Graham não considera “mulher real” um elogio

:: Gordas na telinha: Um Plus a Mais ganha programa semanal ao vivo
:: Por que, afinal, as pessoas estão tão preocupadas com os seios da Bruna Marquezine?
:: Beleza em dose dupla! Ashley Graham posa para campanha de biquíni ao lado da mãe
:: Barriga, celulite e estrias sem filtro: youtuber mostra seu corpo como é para inspirar outras mulheres

 

Plus a Mais também no Face!

O blog ganhou sua própria página no Facebook. Clica aqui para conhecer (e dar aquele like amigo! haha)

pluscardnovo