Listras engordam? E roupas coloridas? Em editorial, quebramos 10 mitos sobre moda plus size

Que mulher com manequim acima do 46 nunca ouviu que não poderia usar peças listradas porque a estampa “engorda”? Ou que preto deveria ser a sua cor preferida, já que o tom escuro promete um “efeito emagrecedor”? Por anos a fio, regrinhas de moda como essas se espalharam por aí e limitaram as escolhas e o estilo de mulheres gordinhas e curvilíneas.

Mas foi-se o tempo de seguir cartilhas e mandamentos que dizem o que a gente pode (ou não) vestir: a regra, agora, é não ter medo de usar (e ousar!). Para inspirar você a provar todas as roupas que quiser – e deixar de lado aqueles tabus sobre o que as mulheres plus size devem ou não vestir –, fiz as vezes de modelo e testei os tipos de looks que fomos condicionadas a passar longe. Conversei também com as consultoras de moda e estilo Débora Fernandes e Juliana Moertl, que compartilharam dicas valiosas. A principal? Não ter medo de usar o que você tem vontade.

– Autoconhecimento e aceitação são os primeiros passos. Quando você conhece sua personalidade e aceita o seu corpo, facilita tudo – diz Juliana.

Quer experimentar? Veja nossas dicas e deixe de lado todos os tabus que nos acostumamos a ouvir quando se fala de moda plus size – e que ficaram no passado!

Aqui no Um Plus a Mais
:: Marca plus size da Renner, Ashua ganha loja própria em Porto Alegre
:: O dia em que me descobri feminista – e como o movimento mudou minha maneira de ser e pensar
:: Mais de 170 mil pessoas pedem que Netflix cancele série que faz piada com pessoas gordas
:: Como seria a vida se a gente não tivesse problemas de autoestima e confiança? É isso que o filme Sexy por Acidente, com Amy Schumer, mostra

Macacão, o queridinho

Por anos considerado uma peça difícil de usar, o macacão finalmente caiu nas graças de quem curte moda. E funciona bem em todos os tipos de corpo, além de transitar nos mais diversos ambientes. Ou seja, deixe de lado aquele mito de que gordinha não fica bem de macacão, que é sinônimo de elegância e praticidade.

– É uma peça em que toda mulher pode investir. Para o verão, as modelagens vão dos curtos aos longos, como a pantalona – avisa a consultora de moda plus size Débora Fernandes.

 

Sim às pantalonas

Esqueça aquela ideia de que calças mais largas deixam suas coxas maiores – e você, mais baixinha. Pelo contrário: com o caimento certo, a pantalona fica elegante e pode até fazer você parecer “mais alta”.

– Fica bem em todos os tipos de corpo – afirma a consultora de estilo Juliana Moertl.

– Mas lembre de fazer a barra com um sapato que você vai querer combinar com a pantalona, e pode ser salto ou tênis. Use com camisa, camiseta, jaquetinha jeans. O importante é experimentar!

3T4B8090cut

 

Braços de fora? Pode!

Passar calor nos dias de verão porque está com vergonha de mostrar os braços gordinhos? Deixe o medo para lá! Se você ainda não está acostumada, a dica de Débora é apostar nas mangas japonesas, que cobrem apenas o ombro. Para começar a usar blusa de alcinha, aposte em um acessório bacana (e em tamanho máxi) que chame a atenção, como um brinco ou um colar. Vale até um batom colorido, viu? O importante é não ter medo de exibir os braços por aí!

3T4B7504cut

 

Brilhe muito!

Por muito tempo, mulheres curvilíneas e gordinhas fugiram do brilho – porque o efeito “chama a atenção”. Mas, afinal, qual o problema de atrair olhares, não é? Débora Fernandes ensina a usar toda a luz dos paetês a seu favor: para começar, pense em detalhes na t-shirt ou na calça jeans (como na imagem). Quem quer ousar um pouco mais, pode investir em um casaquinho de paetês, por exemplo, que cai superbem com jeans sequinho e camiseta.

– O brilho ganhou o aval para ser usado, inclusive, no dia. E dá um estilo hi-low – afirma a consultora de moda.

3T4B8301cut

 

Pantacourt sem pudor

Quando a pantacourt ganhou as passarelas (e as vitrines), teve quem torcesse o nariz para o modelo de calça que vai até um palmo abaixo do joelho. Tudo porque a peça parece achatar a silhueta – o que, de fato, tem um fundo de verdade. Mas, com os complementos certos, a pantacourt funciona para todo mundo. Sem contar que é uma peça curinga, que conquistou o status de novo clássico no armário e dá um toque fashionista às produções. Fica bem com tênis, sapatilha ou salto – e vai do fíndi relax ao trabalho. Para alongar, a dica de Juliana Moertl é usar com botas e meia-calça da cor da peça, no inverno, ou sapatos que deixem o peito do pé livre ou tenham o bico afinado.

3T4B8246cut

 

Tudo míni sem medo

Quem tem pernas grossas, muitas vezes, acaba usando apenas calças ou saias mais longas – e, além de passar calor, deixa de mostrar uma parte bonita do corpo. Tudo porque há o temor de que o comprimento míni deixe você mais baixa. Para Juliana Moertl, consultora de estilo plus size, vale apostar em sapatos mais abertos para evitar que você “perca” alguns centímetros visualmente: aposte em uma sapatilha de bico afinado, ou uma rasteira. Mas, se você é fã de botinhas ou tênis, não tenha receio de combinar também. O que vale, mesmo, é estar se sentindo bem.

3T4B8148cut

 

Estampas mil para todas

Usar estampas, principalmente as maiores, é complicado para mulheres de qualquer manequim – não somente as plus size. Juliana Moertl ensina a provar primeiro os prints em cores mais neutras.

– Estampas em preto e branco não têm erro! É só adicionar um acessório colorido e pronto – sugere.

Se o look tiver duas (ou mais) peças, a sugestão é combinar com uma lisa que seja de uma das cores da estampa. Fica a dica: prints com pegada tropical, florais e poás (quanto maiores, melhor!) são os preferidos da vez.

3T4B7235cut

 

Misture os prints

Agora que você já aprendeu todos os truques para usar estampa sem medo, que tal misturar dois tipos diferentes de prints? Vale tudo: xadrez com poás (como na foto!), listras com florais, grafismos com tropicais… Para Juliana Moertl, o segredo é unir peças que tenham as mesmas cores – ou pelo menos uma parecida. E, claro, uma dose extra de estilo para segurar o look, não é? Deixe de lado a ideia de que as estampas podem tornar você maior visualmente.

– Teste na frente do espelho – diz a consultora de estilo. – E use quando você se sentir confiante.

3T4B8007cut

 

Cores? Queremos!

Quem nunca ouviu que gordinhas deveriam usar mais preto porque a cor emagrece? Mito duplo aqui! Primeiro, porque nem sempre esse efeito funciona – e, para Juliana Moertl, a cor pode até envelhecer e pesar no visual. Não deixe de usar cores se combinarem com o seu estilo. E nem sempre precisa combinar uma saia rosa com uma blusinha preta. Os looks monocromáticos, aliás, estão súper em alta e são clean e elegantes, diz a consultora de moda Débora Fernandes. Quer colocar uma pitada de colorido?

A dica de Débora, que também trabalha como modelo plus size, é começar com sapatos ou acessórios, grandes e coloridos, como os brincos de acrílico. E, claro, provar muito na frente do espelho.

3T4B7443cut

 

Listrinha e listrão

No topo da lista de regrinhas ultrapassadas que ouvimos a vida inteira, está a afirmativa: “Mulheres gordas não podem usar listras na horizontal”. Quem disse, hein?

– Claro que pode! – rebate a consultora de estilo Juliana Moertl. – A listra na horizontal até pode dar uma achatadinha na silhueta, mas não é motivo para não usar. Quanto mais fina a listra, menor impacto visual a estampa causa.

Para quem não dispensa listras maiores, a dica é apostar numa terceira peça – como um colete aberto, que “quebra” o efeito encolhedor.

3T4B8156cut

 

Ficha técnica

Fotografia: Samuel Gambohan (A Imaculada)

Maquiagem: Taís Andrade

Cabelo: Rodolfo Coronel

Modelo: Thamires Tancredi

Veja também
:: Nenhuma marca brasileira quis criar um vestido de gala para Fluvia Lacerda, modelo plus mais famosa do Brasil
:: Eu, gorda: conheça o projeto (incrível!) que retrata a beleza da mulher gorda através da fotografia
:: 10 peças com estampa xadrez em tamanho plus size para embarcar na tendência do inverno
:: É diversidade que fala? Campanha de cuecas foge dos estereótipos de “machão” e “gostosão”
:: Por que Ashley Graham não considera “mulher real” um elogio

 

Ashua_V

 

Plus a Mais também no Face!

O blog ganhou sua própria página no Facebook. Clica aqui para conhecer (e dar aquele like amigo! haha)

pluscardnovo